Belém (PA) recebe nesta terça-feira (08) um dos maiores eventos já realizados no estado: a Cúpula da Amazônia, quando chefes de Estado se reúnem no Hangar terça e quarta, 8 e 9 de agosto, para definir políticas e estratégias em busca do desenvolvimento sustentável e social da região.
Como parte do primeiro dia de programação, além da participação de diversos ministros, estarão presentes também o presidente Lula (PT) e os presidentes dos países que fazem parte da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Bolívia, Colômbia, Venezuela, Guiana e Peru — Suriname e Equador enviarão representantes.
Veja também:
Presidente Lula se reúne com secretária da OTCA em Belém
Janja compartilha encontro com Diretora Geral Adjunta da FAO
Entender a Cúpula da Amazônia e sua importância para a nossa região, especialmente para a capital paraense, é primordial. Da mesma forma, é necessário estar atento aos fundamentos da organização intergovernamental na qual o Brasil também faz parte.
Em poucas palavras, confira a seguir tudo o que você precisa saber para entender a OTCA:
• A Organização de Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) é uma organização formada por oito países amazônicos: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
• A OTCA atua em várias dimensões: político-diplomática, movimentos sociais, comunidade científica, setores produtivos, organizações multilaterais, a sociedade como um todo, entre outros.
• A OTCA não começou como uma organização. Primeiro surgiu o Tratado de Cooperação Amazônica (TCA) em 3 de julho de 1978. A organização nasceu somente em 1995 para fortalecer e implementar os objetivos do tratado.
• A organização busca alcançar o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica por meio do equilíbrio de aproveitamento de recursos, proteção e conservação. Contando com a união dos governos e populações amazônidas.
• Esse é o único bloco socioambiental da América Latina.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar