O Governo Federal iniciou o projeto inovador chamado "Combustível do Futuro", encaminhado pelo governo do presidente Lula para a Câmara dos Deputados. Dentre as medidas, está incluso o aumento do percentual de etanol na gasolina de 27,5 para 30%.
Na proposta também inclui um aumento na adição de biodiesel no óleo diesel em 1% a cada ano. Atualmente essa mistura é de 12%. Também haverá um marco regulatório para os combustíveis sintéticos, que já são uma tendência para a substituição da gasolina em outros países. A gasolina feita sem petróleo funciona em motores convencionais a combustão e é alternativa viável a carros elétricos.
+Brasil assina acordos de cooperação com Cuba
O combustível de aviação também entra no projeto Combustível do Futuro. O Governo criará o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV), que visa reduzir as emissões de poluentes no ar, tem previsão de investimento de R$ 250 milhões.
A ideia é de aumentar o percentual do SAF, combustível sustentável para aeronaves, no querosene de aviação. Essa medida é inspirada em uma adotada nos EUA.
+Em Cuba, Lula critica EUA e cobra verba para o clima
Voltando aos carros, o aumento do percentual de etanol na gasolina gera preocupação em donos de veículos que não são flex. Até 2006, o governo exigia até 20% do combustível vegetal, nesse ano subiu para para 23%.
Como o projeto do Combustível do Futuro foi enviado para a Câmara, ele poderá ser alterado até ser publicado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar