plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DEPOIMENTO EM CPI

Vereadoras convocarão universidades sobre assédio sexual

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito vai investigar para chegar aos responsáveis pela importunação sexual dentro de universidade particular no estado de São Paulo

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Vereadoras convocarão universidades sobre assédio sexual camera Os estudantes tiraram a roupa e até simularam masturbação durante jogo de equipes femininas | Reprodução

A CPI da Violência e Assédio Sexual contra Mulheres, instaurada nesta terça-feira (26) na Câmara Municipal de São Paulo, aprovou a convocação de reitores de três universidades com alunos envolvidos em denúncias de abuso sexual durante jogos universitários.

A presidente da CPI, a vereadora Sandra Tadeu (União Brasil), aprovou requerimentos para chamar ao plenário para prestar esclarecimentos dirigentes da Unisa (Universidade Santo Amaro), do Centro Universitário São Camilo e da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Os estudantes da Unisa que aparecem sem roupa em vídeos replicados nas redes sociais serão convidados a falar. Ainda não há data definida para as convocações.

Serão convocados também representantes da UNE (União Nacional dos Estudantes) e da UEE (União Estadual dos Estudantes).

CONTEÚDO RELACIONADO

As sessões terão a participação de sete vereadores com previsão de terminar em dezembro de 2024, quando será elaborado um relatório. Participaram da reunião que instaurou a CPI e apresentaram requerimentos as vereadoras Luna Zarattini (PT), Ely Teruel (Podemos), Silvia da Bancada Feminista (PSOL), Edir Sales (PSD), e Janaína Lima (MDB). A relatora e a vice-presidente da CPI serão votadas no próximo dia 10.

O Ministério da Educação notificou a Unisa na última segunda-feira para que a instituição preste esclarecimentos sobre um vídeo em que alunos que aparecem correndo nus e com a mão no pênis. O episódio teria acontecido em abril deste ano, em São Carlos (a 216 km da capital paulista), e o vídeo viralizou neste fim de semana.

Os alunos estariam assistindo ao jogo da seleção feminina da universidade contra o Centro Universitário São Camilo e como forma da celebração tiraram a roupa.

Em outra sequência de imagens, um grupo de alunos e alunas do curso de medicina do Centro Universitário São Camilo mostrou as nádegas para o público durante uma competição universitária no interior de São Paulo, no mesmo torneio das cenas protagonizadas por discentes da Unisa.

A Unisa afirmou que expulsou os alunos identificados nas imagens. Advogada dos estudantes, Clarissa Höfling, afirmou que eles são "as verdadeiras vítimas" da situação. Segundo ela, os jovens foram obrigados a ficar nus durante o campeonato esportivo.

Nesta terça (26), a Justiça determinou que os estudantes sejam readmitidos pela universidade.

A CPI também aprovou requerimento para ouvir representantes do Metrô de São Paulo, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e da Sptrans, que administra o sistema de ônibus na capital, para fornecerem dados sobre importunação sexual no transporte público paulistano.

Do Executivo municipal, serão convocadas a participar as secretárias Soninha Francine, de Direitos Humanos, e Elza Paulina Souza, de Segurança Urbana. Será chamada também a secretária estadual de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias