plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
VOCÊ ESTÁ PREPARADO (A)?

Veja a lista do que pode e não pode levar para o Enem 2023

Para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, é essencial que os candidatos estejam cientes do que é permitido e do que é proibido levar no dia da prova. Veja a lista abrangente.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Veja a lista do que pode e não pode levar para o Enem 2023 camera O Enem 2023 será realizado nos próximos domingos, 5 e 12 de novembro. Estudantes devem levar apenas o essencial para fazer a prova e um lanche. | Agência Brasil

No próximo domingo (5), terá início a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 em todo o território brasileiro. Os candidatos devem estar atentos para trazer o material exigido, a fim de evitar complicações que poderiam levar à desclassificação no exame.

De acordo com as diretrizes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é obrigatório preencher os cartões resposta e a folha da redação com caneta esferográfica de tinta preta, exclusivamente de material transparente.

Para a realização das provas, é indispensável apresentar um documento oficial de identificação. São aceitas diversas formas de identificação, incluindo cédulas de identidade, documentos oficiais emitidos pelo governo brasileiro para estrangeiros e refugiados, entre outros, desde que apresentem foto e estejam em suas formas originais.

CONTEÚDO RELACIONADO

Entretanto, outros tipos de documentos, como protocolos, certidões diversas e registros administrativos, não são aceitos para a identificação durante o exame. Caso o candidato não possua um documento oficial de identificação por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, é necessário apresentar um boletim de ocorrência emitido por órgão policial, emitido há no máximo 90 dias, e procurar a equipe responsável pela organização do exame no local de aplicação para um processo especial de identificação.

Embora não seja obrigatório, é recomendado que o candidato tenha consigo o Cartão de Confirmação de Inscrição, que contém informações essenciais, incluindo o número de inscrição, datas, horários e locais de provas, além de detalhes sobre atendimento especializado e/ou nome social, se necessário.

Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h, horário oficial de Brasília. A aplicação das provas terá início às 13h30. No primeiro dia, o término está previsto para 19h, enquanto no segundo dia, será às 18h30.

Durante o período de realização das provas, é permitido que os candidatos levem lanches e bebidas não alcoólicas, porém estes serão inspecionados antes do início do exame. Dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets, pulseiras e relógios inteligentes, devem ser desligados e guardados em envelopes fornecidos pelos fiscais.

É proibido o uso de óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros durante o exame, assim como o uso de lápis, lapiseiras, borrachas, réguas, corretivos, livros, anotações e itens semelhantes, os quais devem ser guardados nos envelopes fornecidos e lacrados antes do início da prova.

Candidatos que enfrentarem problemas ou dúvidas podem entrar em contato com o Inep através do número 0800-616161 antes dos dias de aplicação das provas. O horário de atendimento da central de suporte é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias