No próximo dia 20 de novembro será celebrado o Dia da Consciência Negra. Data que marca um momento de celebração da cor da pele negra, além de ser marcada pela luta contra o racismo e pela igualdade racial.
A data, ao contrário do que muitos pensam, não é um feriado nacional, apenas é considerado um "dia de folga", que pode ser adotado ou não pelos governos estaduais e municipais, além das empresas privadas.
CONTEÚDO RELACIONADO
- A beleza e importância de criar produtos sustentáveis
- Princesa Isabel foi decisiva na abolição? Saiba mais!
- 70% das cidades não tem ensino afro-brasileiro nas escolas
No entanto, em alguns estados, o Dia da Consciência Negra é um feriado. Ao todo, são seis estados que criaram o ponto facultativo por meio de leis estaduais, sendo Alagoas; Amazonas; Amapá; Mato Grosso; Rio de Janeiro e São Paulo.
Além deles, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins têm ao menos uma cidade em que a data é feriado municipal. De acordo com informações divulgadas pela Fundação Cultural Palmares, cerca de 1.260 cidades têm recesso.
Quer ver mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp.
Em breve, o Dia da Consciência Negra pode virar feriado nacional, já que existe um projeto de lei que está em tramitação da Câmara. O PL já foi aprovado pelo Senado e aguarda a votação dos deputados.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar