O que você faria ou pensaria se visse bolas de fogo no céu? Uma das principais possibilidades seria pensar que era o Apocalipse e que o fim do mundo estaria bem próximo. Foi mais ou menos isso que alguns moradores de cidades do nordeste brasileiro puderam sentir.
Na noite de sexta-feia (22), uma cena surpreendente iluminou os céus do Nordeste, deixando moradores de diversas cidades surpresos e apreensivos. Uma enorme bola de fogo cortou o céu em alta velocidade, capturando a atenção de muitos e gerando um alvoroço nas redes digitais, onde vídeos foram compartilhados.
Conteúdo Relacionado:
De acordo com a análise inicial da Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), essa bola de fogo seria o resultado da reentrada na atmosfera de detritos espaciais de um foguete chinês lançado em 2018 a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, localizado na província de Sichuan.
A Astronomiaum, uma página dedicada à astronomia, especulou que a bola de fogo poderia ser oriunda do fracasso de satélites Starlink, pertencentes à SpaceX, que não conseguiram alcançar a órbita terrestre.
Testemunhas oculares compartilharam suas experiências, descrevendo o fenômeno de maneiras diversas: um morador de Serrinha, no Rio Grande do Norte, mencionou um rastro de luz fragmentado, enquanto outro, de Amargosa, na Bahia, descreveu a visão como fascinante, porém assustadora.
Quer mais notícias? Entre em nosso canal no WhatsApp
Além dessas localidades, a bola de fogo foi avistada em várias outras cidades, como São Bento (PB), Angicos (RN), Juazeiro (BA), Vitória da Conquista (BA), Curimataú (PB), Senador Rui Palmeira (AL), Floresta (PE), Guanambi (BA), Barra de Santa Rosa (PB), Cícero Dantas (BA), Jati (CE), Petrolina (PE) e Taperoá (BA).
Essa não é a primeira vez que eventos celestes chamam a atenção: em junho, moradores de diversas cidades do interior de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás testemunharam a presença de luzes brilhantes e coloridas, em formato de esferas no céu.
Especialistas opinaram que tais fenômenos luminosos poderiam ter origem no lixo espacial ou em bólidos, que são meteoros brilhantes. Esses eventos continuam a intrigar e despertar a curiosidade sobre o que acontece nos céus.
🚨 MEU DEUS! Luzes estranhas aparecem no céu de diversos estados do Nordeste.
— UpdateCharts (@updatecharts) December 23, 2023
pic.twitter.com/vneXrzn11C
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar