plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
PERGUNTAS E RESPOSTAS

Cuca foi inocentado? Saiba detalhes do caso na Suíça, em 87

O processo com acusação de estupro do ex-jogador e agora treinador Cuca foi anulado pelo Tribunal Regional de Berna-Mittlelland.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Cuca foi inocentado? Saiba detalhes do caso na Suíça, em 87 camera O processo que envolvia o ex-jogador foi anulado | Pedro Souza/Atlético-MG

O caso da condenação do técnico de futebol Cuca por estupro de uma jovem de 13 anos, na Suíça, em 1987, movimentou os noticiários policiais e esportivos no ano de 2023. O processo, no entanto, foi anulado, recentemente. Mas a pergunta que fica é: isso quer dizer que Cuca é inocente?

A decisão do tribunal suíço não teve o mérito de concluir se o treinador é inocente ou culpado, e sim anular o processo. Para todos os efeitos, Cuca foi inocentado de qualquer acusação, mas não é correto dizer que o treinador foi inocentado, já que o processo em si foi anulado.

Como se deu a anulação?

A anulação se deu pelo fato de o brasileiro não ter tido uma representação legal durante o julgamento (à revelia, na linguagem jurídica), já que seu então advogado, Peter Stauffer, contratado pelo Grêmio na época, deixou o caso um ano antes da audiência principal. Soma-se a isso, o fato de que o ex-jogador não havia registro legal de um domicílio no Brasil, ou seja, ele não pôde ser comunicado nem do julgamento e tampouco da decisão.

Julgamento mal conduzido

Diante dos fatos acima narrados, a juíza Bettina Bochsler, do Tribunal Regional de Berna-Mittlelland, o mesmo que o ex-jogador foi condenado na época, concluiu que o julgamento foi conduzido de forma falha, mesmo que o caso tenha sido negligenciado por Cuca e os demais envolvidos.

Treinador sempre se disse inocente

Quando questionado pela imprensa, Cuca sempre negou participação no crime. Durante uma entrevista ao Jornal O Globo, em 2021, o ex-jogador não negou a presença da jovem no quarto, mas disse que lembrava vagamente da cena. No retorno de Cuca e os outros dois jogadores ao Brasil, ainda em 1987, como vítimas, ele havia dito que ficou na porta do quarto, e que pensou que a jovem tinha 18 anos.

Havia provas contra o jogador?

Sim! O advogado da moça, Willi Egloff, em entrevista ao UOL, afirmou que a vítima Sandra Pfäiffli havia reconhecido Cuca como um dos estupradores e que exames realizados pelo Instituto de Medicina Legal da Universidade de Berna detectaram sêmen do então jogador no corpo da garota.

Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp

O caso

Cuca, Henrique Etges e Eduardo Hamester e Fernando Castoldi, todos jogadores do Grêmio na época, dividiam o mesmo quarto durante uma excursão da equipe pela Europa, em 1987. Ao saberem o hotel em que os atletas estariam hospedados na Suíça, Sandra Pfäffli e mais dois amigos bateram na porta do quarto dos pedindo por camisas. Em depoimento dos dois garotos, eles disseram que a jovem teria sido segurada por Cuca e os colegas. 30 minutos depois, ela apareceu na recepção do hotel dizendo que havia sido estuprada. Em 2023, Cuca assumiu o Corinthians, mas pediu demissão dias depois após forte pressão da mídia brasileira e patrocinadores do clube.

E a vítima, foi encontrada?

Após a reabertura do caso, no ano passado, o Tribunal Regional de Berna-Mittlelland tentou localizar Sandra Pfäiffli, mas descobriu que ela não estava mais viva. A justiça do país europeu encontrou um herdeiro, Sven Sghluep, porém, ele optou por não entrar no processo. Se fosse viva, Sandra teria 49 anos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias