O Ibama apreendeu os roteadores Starlink, provedor de internet via satélite do empresário Sul-Africano, Elon Musk, em pelo menos 20 garimpos ilegais durante os últimos 12 meses no Brasil.

Os equipamentos foram encontrados pelo Ibama em pelo menos quatro estados. Antenas e cerca de 32 roteadores foram achados durante operações contra o garimpo de março de 2023 a abril de 2024.

Só no último ano, agentes do órgão federal estimam que pelo menos 90 aparelhos da empresa de Musk foram utilizados em garimpos. Os números se devem ao fato de que grande parte dos objetos não tiveram suas marcas registradas.

Conteúdo relacionado:

Preferência em áreas rurais e de difícil acesso, a rede de internet começou a ser usada no Brasil em meados de 2022, e hoje conta com mais de 150 mil usuários no país. Devido ao sistema de satélites usados pela operadora, seu sistema costuma ser mais rápido nessas regiões.

Em terras Yanomami

Os equipamentos da empresa de Elon Musk têm sido achados em áreas consideradas críticas. Dos 32 roteadores apreendidos até então, nove foram achados em terras indígenas Yanomami, território que passa por uma grande crise humanitária - 12 deles foram encontrados na região do Vale do Javari, local onde o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram mortos em 2022.

Roteador de Elon Musk em garimpo dentro de terras Yanomami.
📷 Roteador de Elon Musk em garimpo dentro de terras Yanomami. |Divulgação/Ibama

Perdendo o efeito surpresa

O Ibama reconhece que "tem sido comum encontrar antenas da Starlink em garimpos". Em nota enviada ao site UOL, o órgão público afirmou que "as antenas encontradas são apreendidas e, quando não é viável removê-las devido à falta de acesso por estradas, são destruídas pelos fiscais.

De acordo com servidores do órgão, a alta velocidade de conexão prejudica a fiscalização. Os garimpeiros, por conta de tecnologias como a da Starlink estão cada vez mais conectados. O pequeno porte dos aparelhos facilita o transporte e a comunicação entre os criminosos.

MAIS ACESSADAS