As intensas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul (RS) têm causado impactos significativos em grande parte do estado. Segundo dados atualizados pela Defesa Civil estadual até as 12h deste sábado (4), das 497 cidades gaúchas, 300 foram afetadas, o que representa mais de 60% do total.

Ainda mais preocupantes são os relatos de fatalidades, em que até o momento foram contabilizadas 57 mortes, sendo que destas, dez ainda estão sob investigação para determinar as causas. Para piorar os números, desde a segunda-feira (29), quando as chuvas começaram, 67 pessoas permanecem desaparecidas, enquanto outras 74 estão feridas.

Conteúdo Relacionado

Grávida, Miss Brasil 2008 desapareceu após chuvas do RS

Enchentes: Matteus do BBB perdeu tudo no Alegrete? Veja aqui!

Os danos se estendem também para a infraestrutura do estado, uma vez que o governo do RS informou que as chuvas deixaram cerca de 350 mil residências sem energia elétrica. A falta de água tratada é outra consequência, com mais de 860 mil pessoas estão sem abastecimento.

Além disso, as enchentes também afetaram os serviços de telecomunicações em 128 municípios, deixando as pessoas sem telefonia e a internet. Estradas e pontes estão comprometidas, com 128 trechos em 61 rodovias bloqueados parcial ou totalmente, segundo a última atualização até as 9h deste sábado (4).

Com fortes chuvas desde a última segunda-feira (29), cidades ficaram submersas pela enchente
📷 Com fortes chuvas desde a última segunda-feira (29), cidades ficaram submersas pela enchente |Divulgação/Prefeitura de Muçum (RS)

A situação educacional também foi afetada, com a suspensão das aulas em toda a rede estadual, impactando quase 200 mil estudantes. Mais de 600 escolas foram atingidas de alguma forma, como 224 danificadas e cerca de 30 estão sendo usadas como abrigo para pessoas que tiveram suas casas inundadas e destruídas.

A preocupação do RS segue em alerta, uma vez que a previsão meteorológica ainda aponta fortes chuvas pelo menos até amanhã. Em números, o Instituto Nacional de Meteorologia alerta para volumes de tempestade que podem superar os 100 mm por dia, especialmente nas regiões norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, com rajadas de vento acima de 60 km/h, raios e possíveis queda de granizo.

Diante dessa situação, a população é orientada a buscar apoio da Defesa Civil do RS pelo telefone 199, assim como do Corpo de Bombeiros Militar pelo número 193. Além disso, para receber alertas meteorológicos, é possível se cadastrar enviando o CEP da localidade para o número 40199 por SMS, ou através do aplicativo WhatsApp, enviando uma mensagem para (61) 2034-4611.

MAIS ACESSADAS