A trágica queda de um avião da companhia aérea Voepass em Vinhedo (SP) chocou o Brasil e o mundo, deixando todas as 62 pessoas a bordo da aeronave mortas no acidente. Quatro dias após o ocorrido, o trabalho dos investigadores segue na busca dos motivos que provocaram a tragédia.
Na última segunda-feira (13), o Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo informou que as 62 vítimas do acidente aéreo em Vinhedo morreram pela mesma causa: politraumatismo.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Avião que caiu em Vinhedo sofreu colisão antes de acidente
- Papa reza por vítimas do acidente de avião em Vinhedo
O voo 2283, que seguia de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP) no início da tarde de sexta-feira (9), era operado por uma aeronave turboélice, de modelo ATR-72 e prefixo PS-VPB, quando despencou de uma altura de mais de 4 mil metros em questão de poucos segundos até colidir com o terreno de uma casa dentro de um condomínio em Vinhedo e explodir.
Quer mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Vídeos gravados por testemunhas capturaram os últimos momentos da aeronave no ar antes do impacto com o solo. Segundo o IML, foi justamente este impacto que provocou o quadro de politraumatismo nas 62 vítimas da queda.
Politraumatismo também foi a causa da morte da cantora Marília Mendonça, em 5 de novembro de 2021, quando o avião em que ela estava despencou e atingiu uma região pedregosa em uma cachoeira de Piedade de Caratinga, em Minas Gerais.
O QUE É POLITRAUMATISMO?
O politraumatismo é uma condição médica caracterizada pela presença de múltiplas lesões graves em diferentes partes do corpo, que podem ser resultado de acidentes de trânsito, quedas, agressões físicas ou outros eventos traumáticos. Essas lesões geralmente incluem fraturas, contusões, ferimentos internos e lesões na cabeça, que, combinadas, podem representar risco à vida do paciente.
O QUE PODE CAUSAR POLITRAUMATISMO?
As principais causas de politraumatismo incluem acidentes de trânsito, quedas de grande altura, acidentes de trabalho, agressões físicas e acidentes esportivos. Em muitos casos, o politraumatismo é causado por um impacto de alta energia, como colisões automobilísticas ou quedas severas, que afetam diversas partes do corpo ao mesmo tempo.
COMO É CONSTATADO O POLITRAUMATISMO?
O diagnóstico de politraumatismo em pacientes vivos começa com uma avaliação rápida e sistemática do paciente, seguindo o protocolo de Atendimento Pré-Hospitalar ao Trauma (ATLS, na sigla em inglês). Os profissionais de saúde avaliam as vias aéreas, respiração, circulação e estado neurológico do paciente. Exames de imagem, como radiografias, tomografias e ultrassonografias são frequentemente utilizados para identificar lesões internas e determinar a extensão do trauma.
Em casos como o do acidente aéreo em Vinhedo, onde as vítimas de politraumatismo não sobrevivem, os peritos adotam protocolos em parte similares para identificar o quadro como causa da morte.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar