O Auxílio-gás Nacional é atualmente um dos maiores programas de transferência de renda do país. Dados do Ministério do Desenvolvimento Social indicam que mais de 5 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do benefício. 

O programa é de caráter bimestral. Na prática, isso significa que o benefício é pago sempre a cada dois meses. Assim, se a última liberação ocorreu em agosto, a próxima não deve ocorrer em setembro, mas apenas no próximo mês de outubro.

Desse modo, é possível afirmar que os mais de 5 milhões de usuários do programa social terão que esperar mais algumas semanas para voltar a receber o benefício. A lógica de pagamentos bimestrais existe desde o início dos pagamentos do programa, ainda em dezembro de 2021.

VEJA TAMBÉM

Os criadores do projeto avaliam que um botijão de gás seria mais do que suficiente para durar dois meses completos. Por isso, as liberações de benefício ocorrem sempre a cada dois meses.

Quem recebe Auxílio-gás em outubro

A boa notícia é que o cidadão que ainda não recebeu o Auxílio-gás nacional terá tempo hábil para se candidatar para receber o benefício em outubro.

Note que não existe uma inscrição direta para o recebimento do Auxílio-gás nacional. Para fazer parte do benefício, é preciso apenas que o cidadão tenha uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico, e tenha uma renda per capita de até meio salário mínimo.

Para além disso, também é exigido que o cidadão resida com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp

Desse modo, se você ainda não faz parte da folha de pagamento do Auxílio-gás nacional, a dica é entrar em contato com a prefeitura da sua cidade para entender como funciona o processo de entrada no Cadúnico no seu município.

Se você já faz parte do Cadúnico, a dica é manter o sistema sempre atualizado com informações verdadeiras. A atualização precisa ser feita sempre uma vez a cada dois anos, ou sempre que existirem mudanças estruturais na sua família, como uma morte, ou um nascimento, por exemplo.

Problemas com o orçamento

O não pagamento do Auxílio-gás nacional nesse mês de setembro pode assustar alguns usuários, sobretudo em um contexto de muita discussão em relação ao orçamento para o benefício.

Nos últimos dias, vários portais de notícias indicaram que o governo federal teria cortado uma parte do orçamento do Auxílio-gás nacional. Isso é verdade, mas essa é uma indicação para o ano de 2025.

O plano de orçamento enviado pelo governo federal ao congresso nacional trata apenas dos repasses para o próximo ano. Para 2024, tudo já estava combinado desde o ano passado, e se manterá de pé.

Como dito, as liberações do Auxílio-gás nacional devem ser retomadas normalmente no próximo mês de outubro, e outra liberação também está programada para dezembro.

Para o ano de 2025, novas reuniões devem ser marcadas entre membros do Ministério da Fazenda e do poder executivo. O objetivo é alcançar um acordo sobre o que vai acontecer com o Auxílio-gás nacional. Existem dúvidas sobre a quantidade de pessoas que poderão receber o saldo, e o formato de pagamento do benefício.

Pagamentos de setembro

Para esse mês de setembro, o governo federal deverá seguir apenas com os pagamentos do Bolsa Família. Abaixo, você pode conferir o calendário completo de liberações:

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na terça-feira (17);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na quarta-feira (18);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na quinta-feira (19);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na sexta-feira (20);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na segunda-feira (23);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na terça-feira (24);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na quarta-feira (25);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na quinta-feira (26);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na sexta-feira (27);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na segunda-feira (30).

MAIS ACESSADAS