O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará realizou ontem (30), na sede do órgão, em Belém, reunião para tratar da segurança nas Eleições Municipais de 2024. Participaram do evento a Juíza da Corte Eleitoral e coordenadora do Comitê Integrado de Segurança, Rosa Navegantes, a diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, o chefe do Gabinete de Polícia Judicial, Alexandre Santos, assim como representantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Segup), Comando Militar do Norte (CMN), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O principal objetivo foi ouvir os representantes das forças de segurança dos governos estadual e federal sobre o planejamento e as estratégias que serão usadas para garantir a segurança durante o pleito municipal que ocorrerá nos 144 municípios do Pará, no próximo dia 6 de outubro. O chefe de Gabinete de Polícia Judicial do TRE do Pará, Alexandre Santos, ressaltou que desde o início do ano foram realizadas as reuniões com as forças de segurança para as eleições 2024, sendo a primeira realizada no dia 8 de fevereiro para apresentar a demanda de segurança das eleições à todas as forças de segurança atuantes no Pará.
Conteúdos relacionados:
- Eleições municipais: confira as novidades que vão impactar!
- TRE “treina” eleitores para uso da urna eletrônica
A partir de então foi criado um Comitê Integral de Segurança com representantes de todas as forças de segurança do Estado, com participação de servidores e autoridades do TRE do Pará. Na reunião de ontem (30), foi apresentado o plano de segurança para as autoridades presentes. “É um planejamento que envolve todo o Estado para garantir a segurança dos eleitores e de todos os envolvidos no processo eleitoral, como mesários, técnicos e servidores em geral”, comenta o chefe de Gabinete da Polícia Judicial.
De acordo com o delegado Daniel Castro, diretor de Polícia Metropolitana, neste ano a Polícia Civil estará com 800 policiais, sendo 200 na Região Metropolitana de Belém e 600 distribuídos nos demais municípios. O delegado ressalta, ainda, que o pleito eleitoral é um trabalho de forma integrada, que inclui as forças estaduais e federais. “No interior, onde não houver a Polícia Federal, a atuação da Polícia Civil será a primeira efetiva que vai atuar nos procedimentos”, reforça.
Segundo o delegado de Polícia Federal e chefe substituto da Delegacia dos Direitos Humanos e Defesa Institucional, Cledson Silva, serão cerca de 300 policiais da PF atuando nas Eleições 2024. “O Pará tem uma dimensão continental e isso impacta sobremaneira nas eleições, especialmente no condizente à atuação da Polícia Federal. Há muitos lugares para abranger e a Polícia Federal tem lidado da melhor forma possível, sempre tentando superar as dificuldades das dimensões do Estado”.
Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp
Para o pleito deste ano, houve um aumento no número de eleitores no Pará de 6,12%, o que representa um acréscimo de mais de 356 mil novos eleitores. A diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, ressalta que no pleito passado a Força Federal atuou em 75 zonas eleitorais e neste ano serão 94 zonas, um aumento de 21% na atuação da Força para dar apoio em 2024.
“Desde fevereiro deste ano que nós conversamos com as forças de segurança, com reuniões para traçar um planejamento de forma preliminar e hoje (ontem) é a reunião final. Uma boa notícia é que a Polícia Militar também vai ter reforço de segurança nos 144 municípios. Então, a gente vai ter 100% dos municípios com reforço da polícia estadual”, comentou.
Reuniões
Ao longo dos meses de agosto e setembro deste ano, o TRE do Pará promoveu diversas reuniões em cidades polos, no interior e na capital paraense, para discutir e alinhar as estratégias de segurança para as eleições municipais de 2024. Nos encontros, estiveram presentes os representantes das Forças de Segurança, dos cartórios eleitorais e, ainda, os juízes das 101 zonas eleitorais do Pará.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar