
As mudanças climáticas têm afetado o mundo inteiro, e o Brasil deve sentir essas mudanças de forma mais crítica durante essa semana. Em São Paulo, a Defesa Civil do estado emitiu, neste domingo (16), alertas de temperaturas extremas que podem ir até quarta-feira (19).
As temperaturas máximas devem atingir 38°C na região de Itapeva e no Vale do Ribeira; 36°C na Baixada Santista e nas regiões de São José dos Campos, Araçatuba, Marília e Presidente Prudente e 35°C no Litoral Norte e nas regiões de Bauru e Araraquara. Já no Vale do Paraíba e nas Regiões de Presidente Prudente, Barretos e Franca, os termômetros devem chegar à casa dos 34°C. E aos 33°C na região metropolitana da capital paulista e nas regiões de Sorocaba e Campinas.
Conteúdo relacionado
- Morre uma das vítimas do incêndio em fábrica de fantasias do RJ
- Moradores de São Paulo recebem alerta de terremoto. Veja!
No Rio de Janeiro, a situação vai ser ainda mais crítica. O sistema Alerta Rio, da capital fluminense, apontou a possibilidade de temperaturas críticas na segunda-feira (17) e no dia seguinte. Segundo previsões, a temperatura deve ultrapassar os 41,8ºC, maior temperatura já registrada no mês de fevereiro na cidade, em 2023.
Além da onda de calor, a cidade também passa pelo que pode ser o fevereiro mais seco da história da cidade, com previsão para uma semana inteira sem chuvas, e a última semana do mês com quantidades ínfimas.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Por outro lado...
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul (RS) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por sua vez, fizeram mais um alerta para chuvas intensas no estado entre este domingo e segunda-feira, com previsão de 30mm a 60mm de precipitação por hora.
O alerta é válido para diversas regiões do estado, incluindo a capital, Porto Alegre. O alerta de chuvas é mais preocupante na região por conta das fortes chuvas e alagamentos que destruíram parte do estado entre abril e maio de 2024.
O mesmo alerta de chuvas intensas foi emitido pelo Inmet para a integridade dos estados do Pará e Amapá, além de partes do Amazonas e Maranhão, e também seguem até segunda-feira.
Na região, a previsão é de até 100mm por dia, e ventos de até 100km/h. Em Belém, as chuvas começaram na tarde de domingo e, embora ainda não haja transtornos visíveis na capital paraense, outras chuvas durante o mês de janeiro e fevereiro levaram a queda de árvores e corte de energia.
Os órgãos fizeram diversas recomendações à população. Caso sejam surpreendidas por condições adversas de tempo, com perigo iminente, as pessoas devem buscar abrigo imediatamente.
Se estiverem em casa, o recomendável é fechar bem portas e janelas. E durante os temporais, retirar os fios de eletroeletrônicos das tomadas, além de abrigar animais e mantê-los em segurança. Também é importante conhecer os planos de contingência municipais para saber como proceder em caso de risco ou desastre. Os planos podem ser obtidos com os órgãos de proteção municipais.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar