
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso na última terça-feira (1º) um projeto de lei que torna o dia 2 de julho como o Dia Nacional da Consolidação da Independência da Bahia.
A data proposta traz como referência a independência da província da Bahia, quando habitantes expulsaram tropas portuguesas do Brasil. Lula já havia mencionado a contribuição do estado no processo de consolidação da separação de Portugal.
"É verdade que D. Pedro fez o grito da Independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para portugal definitivamente.", disse o presidente.
Quer mais notícias sobre Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp
O presidente Lula esteve acompanhado de figuras públicas baianas de destaque, como o ministro da Casa Civil Rui Costa, e o líder do governo no Senado, Jacques Wagner, ex-governadores da Bahia.
O dia 2 de julho é considerado feriado estadual na Bahia. Apesar disso, o projeto de lei apresentado por Lula tem a intenção de ampliar o reconhecimento da data em todo o território nacional, destacando a importância do evento para o processo de unificação do país.
Em nota enviada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência, o projeto não faz da data um feriado nacional.
VEJA
Encaminhamos hoje um projeto de Lei ao Congresso Nacional para tornar o dia 2 de julho o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. Nesta quarta, estarei em Salvador para comemorar esta data histórica junto ao povo baiano 🇧🇷
— Lula (@LulaOficial) July 1, 2025
🎥 Cláudio Kbene pic.twitter.com/XY0CSxZPTz
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar