O espírito amazônico e a força da solidariedade marcaram a passagem da rainha Sílvia da Suécia por Belém, que veio participar da Cúpula dos Líderes, evento que antecede a COP30, realizado nesta quinta-feira (6) e sexta-feira (7). Em meio à programação que reforça o protagonismo da capital paraense nas discussões climáticas e sociais globais, a monarca se emocionou com a recepção calorosa e declarou que Belém “está no centro do mundo”.
Durante a visita, a rainha, que viveu a infância e parte da vida adulta no Brasil, reencontrou memórias afetivas e reforçou seu laço com o país. Um dos momentos mais significativos foi o encontro com o governador Helder Barbalho, na tarde desta sexta-feira (7), na cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções do Projeto Barco Infância Segura, iniciativa voltada à proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência no arquipélago do Marajó, no Palácio do Governo.
Conteúdo Relacionado
- COP30 e sustentabilidade são temas de Mostra Científica em Marabá
- Após crítica de jornalista da CNN, Márcia Dantas defende gastronomia do Pará na COP30
O projeto é resultado de uma parceria entre o Governo do Pará, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Childhood Brasil, organização fundada pela própria rainha Sílvia, que integra a World Childhood Foundation. A cerimônia contou também com a presença do rei Carlos Gustavo, da primeira-dama Daniela Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan Tuma.
O governador Helder Barbalho destacou que a iniciativa simboliza a integração entre políticas públicas e compromisso social. “Proteger as crianças do Marajó é garantir o futuro da Amazônia. Este projeto une esforços para levar cidadania e acolhimento a quem mais precisa”, afirmou.

A rainha, por sua vez, expressou gratidão pela parceria e ressaltou a importância de ações conjuntas que cheguem às comunidades mais isoladas. Encantada com a natureza paraense, ela fez questão de registrar o momento com uma fotografia de uma ave amazônica, um gesto simples, mas simbólico da conexão entre humanidade e natureza que inspirou sua passagem por Belém.
Quer saber mais de Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Com a COP30 se aproximando, a visita da realeza sueca reforça o papel de Belém como palco de debates globais e como cidade que une tradição, esperança e compromisso com o futuro da Amazônia.
Veja o vídeo da declaração da Rainha sobre Belém:
@radiobandeirantes COP 30: em visita a Belém para o importante debate sobre o clima, a rainha da Suécia, Silvia, declarou que a capital paraense "está no centro do mundo". A monarca, que é brasileira, também se mostrou feliz por conhecer a cidade e aproveitou para tirar uma foto de uma ave local como recordação.
♬ som original - Radio Bandeirantes
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar