Era uma tarde comum no interior do Paraná, até que o céu mudou de cor. Em poucos minutos, o vento forte virou destruição. Moradores de Rio Bonito do Iguaçu viram suas casas desabarem, árvores caírem e carros serem arremessados em meio ao vendaval. O que parecia uma tempestade comum se transformou em um tornado, formado a partir do ciclone extratropical que atingiu o Sul do país nesta sexta-feira (7).
O fenômeno deixou cinco mortos e cerca de 430 pessoas feridas, segundo informações atualizadas pelo Corpo de Bombeiros do Paraná. Pelo menos 30 vítimas estão em estado grave, e um hospital de campanha foi montado para dar suporte ao sistema de saúde local.
Leia mais:
- 'Chama Gringo': erveiros do Ver-o-Peso ensinam o 'pulo do cat'
- Polícia do Pará prende nove integrantes do Comando Vermelho
Equipes da Defesa Civil, Bombeiros, Polícia Militar e Secretaria de Saúde estão mobilizadas na cidade, que é uma das mais afetadas pelo ciclone. Cães farejadores auxiliam nas buscas por possíveis vítimas presas sob escombros.
Em nota, o governador Ratinho Júnior (PSD) manifestou solidariedade às famílias atingidas: “A Defesa Civil e as nossas forças de segurança estão em alerta, mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelas fortes tempestades. Nossa solidariedade à população das regiões afetadas.”
Quer ler mais notícias do Brasil? Acesse o canal no WhatsApp!
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o rastro de destruição onde casas aparecem completamente destelhadas, ruas cobertas de entulho e moradores tentando resgatar o que restou de seus pertences.
O ciclone extratropical, que agora avança em direção ao Sudeste, também causou estragos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No município catarinense de Dionísio Cerqueira, imagens mostram ventos intensos e residências parcialmente destruídas.
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta de tempestade e rajadas de vento para as próximas horas, abrangendo regiões como Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Litoral Norte e Baixada Santista.
Meteorologistas da Climatempo reforçam o alerta: “A formação do ciclone e da frente fria gera áreas de instabilidade capazes de provocar chuva forte em pouco tempo, acompanhada de muitos raios e ventania.”
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar