plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
NOVAS REGRAS

INSS passa a exigir mais tempo para conceder aposentadorias

Sistema de pontos e idade mínima têm ajustes para homens e mulheres.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia INSS passa a exigir mais tempo para conceder aposentadorias camera Para maiores informações, a população pode buscar atendimento na Agência da Previdência Social mais próxima. | Divulgação / INSS

O ano de 2026 traz alterações importantes nas regras de aposentadoria dos brasileiros. As mudanças fazem parte dos ajustes graduais estabelecidos pela reforma da previdência aprovada em 2019, que segue em vigor até 2033.

O sistema de pontos considera a soma da idade do trabalhador com o tempo de contribuição ao INSS. Em 2026, os homens precisam alcançar 103 pontos para se aposentar, enquanto as mulheres devem atingir 93 pontos.

Leia também:

Para as trabalhadoras, a regra exige pelo menos 30 anos de contribuição ao instituto. O restante da pontuação vem da idade, que precisa estar em 63 anos.

Quer receber mais notícias do Brasil e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

Os homens seguem critérios similares, com ajuste proporcional nos requisitos.

Idade mínima progressiva sobe

Outra regra de transição alterada em 2026 é a idade mínima progressiva. O trabalhador que não exerce atividade especial e já contribuía antes de 2019 deve cumprir novos requisitos.

Os homens precisam ter 35 anos de contribuição e 64 anos e seis meses de idade. As mulheres devem comprovar 30 anos de contribuição e 59 anos e seis meses de idade.

A idade mínima subiu seis meses em relação ao ano anterior.

Professores têm regras específicas

Os professores da educação básica, fundamental e do ensino médio contam com critérios diferenciados. Os docentes do sexo masculino precisam somar 98 pontos e comprovar pelo menos 30 anos de magistério.

As professoras devem alcançar 88 pontos com no mínimo 25 anos de trabalho em sala de aula. A idade mínima progressiva para essa categoria tem redução de cinco anos em relação aos demais trabalhadores.

Os professores precisam ter 59 anos e seis meses, enquanto as professoras devem completar 54 anos e seis meses. O tempo mínimo de magistério permanece como exigência obrigatória.

Atenção aos dados do aplicativo

Especialistas alertam sobre a necessidade de cautela ao usar o simulador do aplicativo do INSS. O sistema pode apresentar divergências no tempo de contribuição ou na estimativa do valor do benefício.

Alguns vínculos empregatícios ou contribuições como contribuinte individual podem não aparecer corretamente no sistema.

Falhas técnicas às vezes impedem que o INSS reconheça pagamentos feitos em determinados períodos.

O trabalhador deve conferir os dados da calculadora do INSS com sua documentação pessoal antes de solicitar a aposentadoria. A verificação prévia evita erros e problemas futuros no processo.

Onde buscar orientação

Quem tiver dúvidas pode procurar um advogado especializado em direito previdenciário. Os trabalhadores sem condições financeiras têm acesso gratuito à Defensoria Pública da União.

Outras opções incluem:

  • Atendimento com técnicos da Previdência Social nas agências do INSS;
  • Central telefônica 135 para esclarecimentos sobre benefícios.

A orientação profissional ajuda a garantir que o trabalhador cumpra todos os requisitos e receba o benefício correto. A análise prévia da documentação evita transtornos e atrasos no processo de concessão da aposentadoria.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias