O Senado Federal deu nesta terça-feira (12) um passo importante para simplificar a vida dos motoristas considerados “bons condutores”. A medida provisória aprovada prevê que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possa ser renovada automaticamente.
Entretanto, o benefício será para quem atender a determinados critérios, evitando filas e burocracia nos Detrans pelo Brasil. O texto ainda precisa ser sancionado pelo presidente para entrar em vigor.
Conteúdo Relacionado
- Nova CNH: curso teórico pode ser feito de forma gratuita
- Lula assina MP que zera "taxa das blusinhas"; Entenda!
Veja o guia prático sobre quem poderá se beneficiar e as limitações:
Quem terá direito à renovação automática:
- Estar cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC);
- Não ter recebido multas que gerem pontuação nos 12 meses anteriores ao vencimento da CNH;
- Estar dentro das regras de validade da habilitação previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro;
- Motoristas entre 50 e 69 anos podem usar a renovação automática, mas apenas uma vez.
Quem não poderá usar o benefício:
- Motoristas com 70 anos ou mais;
- Condutores com prazo reduzido de renovação por recomendação médica;
- Quem perder a condição de “bom condutor” ao receber infrações com pontuação.
Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Com a medida, espera-se reduzir a burocracia e dar mais agilidade à renovação da CNH, ao mesmo tempo em que incentiva a condução segura e responsável.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar