O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está promovendo a campanha de combate ao bullying nas escolas e elaborou uma cartilha especial para ajudar pais e educadores a prevenir o problema do bullying nas suas comunidades e escolas. De autoria da médica psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, que também escreveu o livro “Bullying: Mentes Perigosas nas Escolas”, a publicação foi lançada no Seminário Projeto Justiça na Escola, realizado no ano passado em Brasília.  

A prática do bullying, que prejudica a vida social de milhares de crianças e adolescentes no mundo todo, corresponde à violência física ou psicológica contra pessoa incapaz de se defender. O objetivo do Projeto Justiça na Escola, do CNJ, é aproximar o Judiciário e as instituições de ensino do país no combate e na prevenção dos problemas que afetam crianças e adolescentes.  

A cartilha explicativa sobre o bullying está disponível no Portal do CNJ (www.cnj.jus.br), na área Ações e Programas, link Infância e Juventude. A publicação orienta sobre como identificar para prevenir e erradicar o problema. Traz informações sobre as formas de bullying, quais critérios são levados em conta pelos agressores para a escolha da vítima, que razões levam os jovens a serem agressores, os principais problemas que uma vítima pode enfrentar na escola e ao longo da vida, o papel da instituição de ensino para evitar o bullying escolar, bem como de que maneira os pais e professores podem ajudar as vítimas a superarem o sofrimento. (Ascom CNJ)

MAIS ACESSADAS