O ex-ministro e ex-governador do Pará Jarbas Passarinho, que morreu na manhã desde domingo (5), em sua casa em Brasília, foi lembrado por autoridades.

"Quero expressar meus sentidos pêsames pela perda desse grande brasileiro", disse o presidente interino, Michel Temer, por meio do Twitter.

Quero expressar meus sentidos pêsames pela perda desse grande brasileiro, Jarbas Passarinho.

— Michel Temer (@MichelTemer) 5 de junho de 2016

Eliseu Padilha, ministro da Casa Civil, classificou Passarinho como "brilhante homem público deste país", em post no Twitter. "Independentemente de concordarmos ou não com suas posições, é uma grande perda."

Morre Jarbas Passarinho, brilhante homen público deste país. Independentemente de concordarmos ou não com suas posições, é uma grande perda.

— Eliseu Padilha (@EliseuPadilha) 5 de junho de 2016

Alexandre de Moraes, ministro da Justiça, manifestou pesar pela morte e assinalou "a contribuição relevante por ele prestada ao País", por meio de nota.

Nascido no Acre, Passarinho iniciou sua trajetória política no Pará, onde foi governador na década de 1960.

Ele foi senador por três mandatos e, nos governos militares, comandou os ministérios do Trabalho, Educação e Previdência Social e esteve presente na reunião que aprovou a criação do AI-5, que endureceu a ditadura.

No governo de Fernando Collor, Passarinho chefiou o Ministério da Justiça.

(Folhapress)

MAIS ACESSADAS