Após ajudar alunos a conquistar as primeiras colocações nos concursos da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), Fabiano Silva Ferreira diz ter a intenção de desenvolver projetos de educação financeira em Uruburetama. Ele quer ensinar a população a planejar melhor o orçamento.
Por enquanto, os prêmios que levou para a cidade cearense já ajudaram a despertar o interesse dos alunos e de familiares para temas ligados a como gerir melhor o dinheiro.
Entre seus alunos, Fabiano conta ter percebido mudanças no comportamento com finanças. Alguns deles, no recreio, começaram a "regular" os colegas para não comprar comida desnecessária e juntar o dinheiro.
Luís Eduardo Drumond Ribeiro de Oliveira, 16, é ex-aluno de Fabiano. Ele e o colega Jorge Luís Ferreira da Silva venceram, na categoria vídeo, concurso cultural da CVM em 2014.
"Fabiano me aconselhava a gastar menos que se ganha. Eu guardava parte do dinheiro da merenda para comprar roupas e jogos. Depois, passei a economizar mais", conta.
Para Fabiano, família e escola podem ajudar a amenizar a falta de intimidade com as finanças. "Quando se é criança, fica mais fácil de consertar o problema. Fui educado assim, com controle financeiro e guardando o que posso na poupança."
Atualmente a terceira edição do concurso Meu Pé-de-Meia está com inscrições abertas (facebook.com.br/cvmeducacional).

Fonte: FolhaPress

MAIS ACESSADAS