Um novo serviço foi disponibilizado na Central de Serviços do Portal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Simulação do Tempo de Contribuição, acessível por meio do site, informa se o segurado já tem tempo para Aposentadoria por Idade ou por Tempo de Contribuição. A ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do órgão e, caso falte algum que porventura não conste nos registros previdenciários, ele tem a opção de incluir manualmente, para saber se teria direito à aposentadoria.

A simulação funciona apenas como um primeiro ‘indício’ do direito, pois o segurado, ao visualizar a suposta possibilidade da aposentadoria, entrará em contato com o INSS para saber se, de fato pode receber o benefício. Também é importante esclarecer que, se no resultado da Simulação for informado que há ‘Vínculo com Pendência’, o segurado não precisa ir imediatamente a uma agência corrigir, uma vez que o vínculo já consta no cadastro do INSS e a análise da pendência já será tratada quando o segurado fizer o pedido de um benefício.

Já existe uma ferramenta no portal do INSS em que é possível fazer uma simulação do tempo de contribuição, mas, nesse caso, é preciso inserir, manualmente, todos os registros sobre os vínculos trabalhistas.

A próxima novidade é a possibilidade de atualizar o cadastro de dados como telefone e endereço diretamente pelo Meu INSS. Hoje já é possível fazer pela Central de Teleatendimento 135 ou diretamente em uma agência do INSS.

SAIBA COMO FUNCIONA O MEU INSS

Criada para facilitar a vida dos segurados, a ferramenta pode ser acessada na internet. A central de serviços permite fazer agendamentos e realizar consultas. O segurado acessa e acompanha todas as informações da sua história de trabalho.

O objetivo é que, por meio do Meu INSS, o segurado consiga acompanhar todas as fases do pedido pela internet, interagir com o INSS quanto ao seu processo e receber notificações diretamente pelo site ou aplicativo para celulares (como informações sobre contribuição e pagamento).

Atualmente, ao solicitar os benefícios da Aposentadoria por Idade e Salário-Maternidade pelo Meu INSS, o segurado tem a possibilidade de verificar que o sistema já faz uma busca para saber se o benefício pode ser concedido automaticamente.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS