Mesmo tentando disfarçar, a propaganda de Coaching embutida na novela “O outro Lado do Paraíso” parece não ter pegado bem. A TV Globo foi denunciada ao Conar (Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária). O órgão denunciante, cujo nome não foi divulgado pelo conselho, alegou que a novela tentou induzir ao entendimento de que um coach pode garantir resultados a um trauma psicológico por meio de hipnose, “fazendo confusão entre a atividade de coaching e psicoterapia.

Na trama das 21h, Laura procura Adriana (a coaching) para se curar dos traumas sofridos pelos anos de abusos feitos pelo padastro Vinícius. Nas cenas fica evidente o viés publicitário, com várias cenas em que Adriana exalta a condição de coaching. Tudo se tratou de uma publicidade “disfarçada”, um modelo de propaganda bastante utilizados pelas novelas, séries e filmes.

A profissão de coach surgiu recentemente. O termo, que traduzido significa "treinador", é usado por pessoas que ajudam outras pessoas a conquistarem um determinado objetivo profissional ou financeiro. Existe uma série de questionamentos (principalmente por parte dos médicos psicologos) sobre esta atividade que ainda carece de regulamentação. Um coaching sem formação específica na área não pode fazer terapias como hipnose ou regressão em pacientes, o que causou críticas por parte de especialistas.

O Conar informou que tomará uma decisão a respeito do caso dentro de 45 dias.

MAIS ACESSADAS