Gilberto Gil cancelou uma apresentação que faria em Israel no próximo mês em solidariedade ao povo palestino. Desde que a embaixada israelense foi transferida ilegalmente para Jerusalém com o apoio dos Estados Unidos e alguns aliados ocidentais, o povo palestino vem sofrendo um verdadeiro massacre, que muitos especialistas consideram como uma limpeza étnica.

Gil cancelou o show após pelo menos 60 palestinos terem sido mortos e cerca de 2,7 mil terem ficado feridos pelos soldados israelenses, em protesto contra a transferência da embaixada.

A abertura da embaixada em Jerusalém era uma promessa do atual presidente norte-americano Donald Trump. A medida, no entanto, fere o direito internacional, além de dificultar o processo de paz na região, praticamente anulando a hipótese da criação de dois estados.

Em 2017, quando anunciada a mudança da Embaixada de Tel Aviv para Jerusalém, 128 países, dos 198 que integram a Assembleia Geral da ONU, votaram uma resolução de condenação à decisão norte-americana. Apenas 7 países ficaram com Trump.

(Fonte: UOL)

MAIS ACESSADAS