As longas filas e várias horas de espera devem se tornar algo do passado nas agências de atendimento da Previdência Social a partir da próxima segunda-feira (16). A novidade é que agora o serviço de consulta ao extrato previdenciário, conhecido pela sigla CNIS, pode ser feito diretamente pelo site ou aplicativo do Meu INSS, assim como por meio de um agendamento feito nas próprias agências ou pela central telefônica 135.

Segundo a técnica do seguro social do INSS, Éllida Campos, a consulta ao extrato CNIS é um serviço muito simples, mas que se tornava um grande entrave às unidades de atendimento devido ao alto volume de contribuintes que buscam o documento. “O que acontece é que existem muitos órgãos que pedem o extrato para conceder alguns benefícios. Como o Incra, o CadÚnico, algumas bolsas do governo, entre outros”, explica a especialista.

Como a consulta presencial era a única forma de solicitar o extrato, as filas aumentavam e o tempo de espera também. Segundo o próprio INSS, mais de nove milhões de atendimentos apenas para a obtenção do extrato foram feitos nos últimos 12 meses.


COMODIDADE

Com a novidade, no entanto, o quadro deve mudar. “O objetivo é agilizar o acesso do contribuinte a essa informação e reduzir o tempo de espera dentro das agências, otimizando, inclusive, o trabalho dos próprios servidores”, esclarece Campos.

Para ter acesso ao Meu INSS, basta visitar o site meu.inss.gov.br e realizar o seu cadastro. Durante o primeiro acesso, é importante ter em mãos alguns documentos pessoais e, sobretudo CPF, data de nascimento e nome da mãe, e a Carteira de Trabalho, já que a plataforma faz algumas perguntas relacionados à vida laborial do contribuinte para confirmar sua identidade.

O extrato CNIS pode ser consultado e impresso a partir do próprio site, assim como os agendamentos. Os serviços também estão disponíveis pelo aplicativo do Meu INSS, compatíveis com qualquer celular de sistema Android ou iOS.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

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