O movimento de turistas que irão acompanhar o Círio de Nazaré 2022 na capital paraense se intensificou nos últimos dias no Aeroporto Internacional de Belém. Para dar boas-vindas aos visitantes, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) iniciou ontem de manhã a tradicional programação do receptivo com a bênção de três aeronaves no momento do pouso no aeroporto.
Ainda com todos os passageiros a bordo, as aeronaves receberam o banho com água benta lançada pelos caminhões contra incêndio. A água utilizada foi abençoada momentos antes do batismo pelo padre Tiago Barros, da Comunidade Sementes do Verbo, que participou da bênção pela segunda vez.
“A gente louva muito. Imagino que as pessoas que chegam a partir de hoje, vêm justamente viver esse período do Círio. Para nós é muito importante que já cheguem recebendo essa acolhida, essas bênçãos do céu pela mão da Virgem Maria, Nossa Senhora de Nazaré. A expectativa é muito grande de que as pessoas venham para cumprir suas promessas, para fazer as procissões como de costume. Então, que as pessoas que vão chegar por essa porta na Amazônia possam ser agraciadas desde o momento em que desembarcam aqui até o momento em que vão viver todas as romarias”, declarou.
Ao desembarcarem, os passageiros foram recebidos no saguão do aeroporto com a apresentação de uma banda de carimbó. A programação seguiu e, ao meio-dia, foi realizada uma missa com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.
A expectativa da Infraero é de que 122,8 mil passageiros movimentem o aeroporto até o dia 16 deste mês. O quantitativo é maior do que o registrado em 2021, quando 116,3 mil passageiros embarcaram.
Para o superintendente da Infraero em Belém, Odone Bizz, o Círio é um momento único e, pensando nisso, a empresa se une aos organizadores dessa grande festa para promover essa programação voltada aos turistas. “É um evento histórico e bastante conhecido e a Infraero, como parceira de todos os entes envolvidos na preparação do receptivo dos turistas, também oferece as instalações para que o turista seja muito bem recebido e comece a ter contato com esse evento. Estamos trabalhando justamente para proporcionar e participar dessa alegria toda que é o Círio”, garantiu.
RECEPTIVO
A primeira aeronave a ser batizada com a água benta chegou de Brasília, no Distrito Federal. Dentre os passageiros estava a brasiliense e dona de casa Maria da Silva, 72 anos, que visita Belém pela primeira vez. “Amei a iniciativa. É uma glória divina. Sou de Brasília e vim para aproveitar o Círio. Se Deus quiser vou acompanhar a procissão no domingo”, disse a turista, que veio acompanhada da filha, a técnica administrativa Raysa Mendes, 32 anos.
“Sempre tive interesse em participar do Círio. Já tinha ido na festa de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, e, por sermos católicas, já conhecemos o Círio. Desde o início do ano comecei a me planejar, junto com a minha mãe, para a gente poder vir. Achei bem interessante a iniciativa da água benta e o padre estar aqui recepcionando a gente. Foi uma bênção mesmo, uma coisa bem interessante que eu ainda não tinha visto. Também queremos conhecer Belém e levar boas histórias para Brasília”, afirmou a turista.
PARA ENTENDER
Receptivo no Aeroporto de Belém
A programação do receptivo segue nos próximos dias no Aeroporto. Os turistas serão recepcionados com apresentações de carimbó até a próxima sexta-feira (07), das 15h45 às 16h45.
Também haverá apresentações de flashmob hoje e amanhã, às 11h30.
A expectativa da Infraero é de que 122,8 mil passageiros movimentem o aeroporto no período de 3 a 16 deste mês. O quantitativo é maior do que o registrado em 2021, quando 116,3 mil passageiros embarcaram e desembarcaram de 4 a 17 de outubro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar