A devoção à Nossa Senhora de Nazaré começou no Pará com os jesuítas que trouxeram de Portugal o culto à santa, com o berço da festa nazarena sendo o município de Vigia de Nazaré, no Nordeste do Estado. O município está realizando os preparativos para edição deste ano.

A cidade, que fica a quase 100 quilômetros de Belém, já se organiza para o Círio, previsto para o segundo domingo de setembro, pelo calendário da Igreja Católica.

Os fiéis já se preparam para as peregrinações e para receber turistas durante o festejo que costuma agregar cerca de 200 mil pessoas nas ruas da cidade.

A programação começa na quinta-feira (7), com a apresentação do manto e, na sexta-feira (8), se inicia a maratona de procissões com a Romaria Rodoviária, seguido da Fluvial, Moto-Romaria e a Trasladação no sábado (9), com a grande procissão no domingo saindo da Igreja de São Sebastião, no Arapiranga, em direção a Praça Matriz.

A festividade completará este ano 326 anos e terá quinze dias de festa, com atrações religiosas e culturais no município.

Círio de Nazaré em Vigia atrai milhares de pessoas no segundo domingo de setembro Foto: Marcos Vilhena / Facebook

MAIS ACESSADAS