O Círio de Nazaré começou! Foi realizado, nesta segunda-feira (26), o Dia do Mandato, na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém.
As Missas do Mandato abençoam as imagens peregrinas de Nossa Senhora que, a partir desta semana, percorrerão as casas de fiéis paraenses até o início dos festejos.
A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, e da vice-governadora, Hanna Ghassan.
Durante o evento, que marca a abertura oficial do Círio de Nazaré, o governador Helder Barbalho informou aos fiéis que, em compromisso firmado com a Diretoria da Festa, o governo do estado viabilizará e financiará as obras do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
O projeto que norteará as obras ainda está sendo concluído pela Arquidiocese e pela DFN. Helder Barbalho antecipou a expectativa de que a atuação do governo estadual possibilite a construção de um espaço destinado não somente ao estímulo do turismo religioso, mas onde o Círio de Nazaré possa ser vivido durante todo o ano. As informações iniciais dão conta de um investimento de cerca de R$ 40 milhões de recursos oriundos do tesouro estadual.
"Estamos agora firmando, junto à Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), à Basílica, com a Paróquia de Nazaré, um compromisso: o de viabilizar a construção de um Santuário anexo ao Complexo de Nazaré. A ideia é que possamos ter uma nova estrutura de acolhimento aos cristãos, aos devotos, aos peregrinos, como também um amplo espaço onde possam ser feitos eventos que estejam dentro do calendário da Arquidiocese. Já é assim em outros estados, outros países onde santuários são construídos para impulsionar a qualidade da acomodação bem como o turismo religioso, e no caso da nossa capital, os eventos atrelados ao Círio de Nazaré", finalizou o chefe do Executivo estadual.
Veja mais na reportagem de Sancha Luna/RBATV:
Edição: Antônio Santos
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar