Os fiéis aguardaram o ano todo por este momento e será dada a largada para a maratona de procissões do Círio de Nazaré 2024, em um momento especial que preenche com boas energias e dá um novo tom às ruas de Belém.
Na noite desta quarta-feira (09), foi iniciada a primeira romaria oficial da quadra nazarena: o Traslado dos Carros. A romaria utilizar , que serão utilizados na procissão do próximo domingo (13), quando dois milhões de romeiros vão às ruas para saudar Nossa Senhora de Nazaré.
Assista ao início da romaria:
Devotos se reúnem em frente à Basílica Santuário de Nazaré para conduzir os 14 carros rumo ao Porto Futuro, pois os galpões da Companhia Docas do Pará (CDP) estão em obras. Desde o ano passado, a imagem peregrina é conduzida em um "carro berlinda", ao som de músicas católicas e orações.
Quer saber mais notícias do Círio? Acesse o canal do DOL no WhatsApp
O percurso da procissão consiste em: Avenida Nazaré, Travessa 14 de Março, Rua Antônio Barreto, Doca de Souza Franco e Marechal Hermes até o Porto Futuro.
A Cruz Vermelha Brasileira-Pará atua na primeira romaria do Círio 2024 com 100 voluntários.
TRÂNSITO
Nas ruas em que a romaria passou, foi realizado um bloqueio parcial da via. Agentes do Detran e da Semob orientaram os condutores para desviar o caminho e seguir o destino.
Foi preciso evitar também a avenida Visconde de Souza Franco (Doca), que fez parte da rota da romaria, além de boa parte da via estar em obras.
HISTÓRIA
O Traslado dos Carros, a primeira Romaria do Círio 2024, foi iniciado com a Guarda de Nazaré levando os carros na sexta-feira que antecede ao Círio para os galpões da CDP.
Por conta do Traslado para Ananindeua, o evento passou a ser realizado às quartas-feiras, com a presença de esposas, filhos e parentes dos guardas.
A cada ano, os fiéis começaram a participar da romaria para ajudar a levar os carros do Círio. Somente em 2023, o evento passou foi oficializado como uma Romaria Oficial, com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que é conduzida em um carro-berlinda.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar