plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
Cirio Logo
CÍRIO DE NAZARÉ

O desafio de descrever a fé em palavras

Em um mês, Gabriela de Lima Cavalcante, 15 anos, leu toda a saga de Harry Potter, o pequeno bruxo que ganhou corações de jovens do mundo inteiro. Em menos de duas horas, ela escreveu uma redação sobre o poder de Nossa Senhora de Nazaré como intercessora d

twitter Google News

Em um mês, Gabriela de Lima Cavalcante, 15 anos, leu toda a saga de Harry Potter, o pequeno bruxo que ganhou corações de jovens do mundo inteiro. Em menos de duas horas, ela escreveu uma redação sobre o poder de Nossa Senhora de Nazaré como intercessora dos pedidos dos cristãos paraenses. Foi unindo a paixão pela leitura e a curiosidade pelos mistérios da escrita que Gabriela, estudante do ensino médio, obteve o primeiro lugar do concurso de redação do Círio 2013.

O resultado foi divulgado na segunda-feira, às 19h, por intermédio do site do Círio. Desde muito antes, Gabriela já estava conectada, aguardando o anúncio. “Eu estava nervosa porque já sou muito nervosa”, diz ela no amplo espaço de recreação do Colégio Santo Antônio. Filha única, avisou aos pais que, orgulhosos, trataram de espalhar a novidade para o resto da família. Gabriela virou uma pequena celebridade.

Nada que fosse esperado. Ela só aceitou participar do concurso por sugestão do professor de Redação do colégio. “Foi o Demétrio que veio com a ideia. Aceitei porque pensei que ia ser uma boa experiência para mim, já que faço Enem no próximo ano”.

O tema parecia desafiador. ‘Pela oração, todos os caminhos nos levam a Deus, guiados pelas mãos de Nossa Senhora’. Gabriela pensou em como a mãe de Jesus atua como intercessora. Para ajudar, o concurso forneceu na hora da redação três textos de apoio. A dissertação deveria ter no mínimo 12 linhas e no máximo 30 linhas.

Foi a 19ª edição do concurso. Concorrendo com Gabriela, 81 alunos de 42 escolas da rede pública e privada, não só de Belém, mas de municípios próximos como Barcarena e Santa Izabel, por exemplo. Fã dos livros de suspense de Agatha Christie, Gabriela recorreu ao poder de síntese da escritora. Saiu de sala satisfeita, mas não tão confiante assim.

Não foi o que julgaram os componentes da banca que corrigiu as redações. Formada por professores de Língua Portuguesa que atuam em instituições de nível superior e têm experiência na correção de redações para concursos, os membros da banca aprovaram integralmente o texto produzido pela

estudante.

Gabriela é uma adolescente um tanto rara nos dias atuais. Compra e lê livros. Não gosta de ler literatura na internet, por exemplo. “Internet é para outras coisas. Eu gosto de pegar num livro. Penso que custa muito para alguém escrever uma coisa boa. Por isso faço questão de comprar”.

“Ela é uma excelente aluna”, atesta a coordenadora pedagógica do Colégio Santo Antonio, Patrícia Azevedo. Gabriela é introvertida. Um tanto retraída, mas bem-humorada. Ano que vem pretende começar a pensar na carreira universitária.

Psicologia e jornalismo estão entre as opções iniciais. “Tem tempo ainda”, diz ela, com sabedoria. Aos 15 anos, o tempo ainda costuma ser amigo. Gabriela sabe disso.

(Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Círio de Nazaré

    Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

    Últimas Notícias