Presente durante todo o ano na sala da dona de casa Regina Célia Barroso, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré ganhará novos caminhos a partir da segunda quinzena de agosto. Com a programação já organizada, a tradicional peregrinação que as casas da Cidade Nova 6, em Ananindeua, só aumenta a expectativa para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré deste ano. “São 24 anos nesse cultivo da fé”.

Passadas as férias de julho, o clima que toma conta dos que são devotos da Virgem de Nazaré já é o mesmo sentido durante o mês de outubro. Com um motivo especial para agradecer à santa homenageada neste ano, Regina percebe que é a partir da peregrinação organizada com tanto carinho que o clima de união se fortalece no bairro onde mora.

“Durante a peregrinação nós escutamos muitos testemunhos, as famílias nos recebem muito bem”, recorda. “Eu tive um grande motivo pra agradecer a ela nesses dias. Estava viajando para Fortaleza em uma excursão de ônibus e cinco elementos entraram anunciando um assalto. Me peguei com Deus e Nossa Senhora.

Ninguém saiu ferido e eu tenho certeza que foi Deus e Nossa Senhora que me salvou. Naquele momento eu agradeci e falei que voltaria com as peregrinações com mais intensidade ainda”.

Com os olhos marejados pela proximidade com a imagem que representa a santa, Regina repete a frase que dá início ao Círio na casa de muitos vizinhos. “Aceita a peregrinação na sua casa?”. Participante do momento de oração desde sempre, a técnica em radiologia Márcia Helena da Costa faz questão de manter a casa sempre aberta à Nossa Senhora de Nazaré. “A gente já fica realmente na expectativa pro Círio porque já estamos há praticamente dois meses da procissão”, lembra. “A gente já se prepara durante a peregrinação. A gente percebe que as pessoas vão cada vez mais abrindo o coração, as casas e já vão acompanhando Nossa Senhora”.

AGENDA

Com programação já marcada para hoje, quando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita a cidade do Rio de Janeiro, o Círio já fica mais próximo dos fiéis que veem a cidade de Belém se transformar no segundo domingo de outubro de cada ano. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré fica no Rio de Janeiro apenas até o dia quatro de agosto, mesmo dia que marca o retorno das atividades em Belém com a realização de missas, adorações ao Santíssimo Sacramento e peregrinações.

Previstas do início ao fim dos meses de agosto e setembro, as reuniões de planejamento e organização da festividade devem acontecer até a abertura oficial do Círio 2014 no dia sete de outubro.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS