O município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, realiza, amanhã, o 73º Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A festividade costuma reunir cerca de 5 mil pessoas. Este ano, o Círio tem como tema “Maria, serva do banquete eucarístico”. Segundo o padre Jaime Bernardi, pároco da comunidade de Nossa Senhora de Nazaré, o tema significa a presença de Maria na Eucaristia. 

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré acontece no bairro Dom Aristides, antiga colônia, que no passado foi refúgio dos pacientes de hanseníase. Os hansenianos se isolavam no local para tratamento e evitar o contágio da doença, por isso não podiam participar do Círio de Belém. Como alternativa, decidiram criar, em 1942, a sua própria procissão que, inicialmente, era realizada somente no abrigo.

Com o tempo, a procissão foi crescendo e, atualmente, reúne católicos de 6 bairros da cidade. Este ano, o traslado sairá às 8h da comunidade de Nossa Senhora de Nazaré, após a celebração da missa. No percurso, de quase 3 horas, devem ser feitas 6 paradas para as homenagens, até o destino final da procissão, na igreja do bairro. Entre as paradas estão o Hospital Divina Providência e o Abrigo João Paulo II, referência no tratamento de pacientes portadores da hanseníase.

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS