Desde que começaram, na sexta-feira (07), as romarias que integram a programação da festividade de Nazaré, a imagem peregrina de Nossa Senhora já percorreu 104 km em 29h50 minutosde procissões. 

O balanço foi divulgado ontem, pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Dentre as 5 romarias que antecedem o Círio (Traslado, Romaria Rodoviária, Romaria Fluvial, Moto Romaria e Trasladação) duas tiveram um tempo de duração maior do que era o estimado pelo Dieese e pela Diretoria da Festa de Nazaré. Maior das procissões, o traslado da imagem da santa para Ananindeua foi cumprido em 13h10, cerca de 1h a mais do que o previsto. Já a Romaria Fluvial, realizada no sábado, durou 2h30, sendo que o tempo previsto era de 2h. Ainda assim, na avaliação do Dieese, “tudo até agora foi realizado praticamente dentro do que foi projetado”.

Já a grande procissão do Círio, anteontem, percorreu os 3,600 km em 5h10. Após sair, às 6h20 da Igreja da Sé, foi encerrada às 11h30 na Praça Santuário. O Dieese aponta que 74% do percurso da programação da festividade de Nazaré já foi cumprido. Faltam, ainda 6 
romarias.

(Cíntia Magno/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS