Faltando exatos 30 dias para o Círio 2017, a maior festa religiosa do país teve sua primeira edição realizada, em um 8 de setembro, no ano de 1793 e teve alguns fatos que não ocorrem atualmente.

CONFIRA GALERIA DE FOTOS DO CÍRIO 2016

A primeira e a mais impressionante é que o Círio de Nazaré começou no período da tarde. Fato que não ocorre desde 1853, que passou a ser realizado pela manhã, por conta da tradicional chuva da tarde, na capital paraense.

Outro fato é o local onde saiu o primeiro Círio: o então governador da província do Pará, Dom Francisco de Souza Coutinho adoeceu as vésperas das festividades e pediu pela sua saúde. Recuperado de uma doença, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré saiu do Palácio do Governo, em direção a Igreja de Nazaré. Atualmente, o Círio sai da Catedral da Sé, poucos metros da sede do governo estadual, em direção a Basílica Santuário de Nazaré.

A data também é um detalhe a mais: o dia 8 de setembro, que recentemente se tornou dia municipal de Nossa Senhora de Nazaré, foi em alusão ao primeiro Círio da história. Em 1854, a romaria passou a ser realizada no segundo domingo de outubro e não as quartas-feiras, segundo relatos da época.

Outro detalhe é a imagem da Virgem de Nazaré. A imagem encontrada pelo caboclo Plácido de Souza, aonde hoje é a Basílica Santuário de Nazaré saiu as ruas até meados dos anos 60 e não sai da Basílica Santuário desde 1993, quando foi realizado o Círio 200. Atualmente, a "imagem peregrina", inspirada em traços amazônicos sai às ruas, nas procissões oficiais do Círio.

A maior festa religiosa do país será realizada no dia 8 de outrubro e terá cobertura especial do portal DOL.

(DOL)

MAIS ACESSADAS