Maior festa religiosa do país, o Círio de Nazaré emociona os devotos de Nossa Senhora de Nazaré e a todos os paraenses, mas também quem não é nascido aqui se encanta com a festa da Padroeira dos Paraenses e o clima que toma conta de Belém.

Prova disso é que desde 2012, a paulista e fotógrafa Soraya Montanheiro volta a Belém sempre no mês de outubro para acompanhar os passos da Virgem de Nazaré, que mudou a sua vida.

“Sempre fui de família muito católica e devota de Nossa Senhora, mas conheci o Círio através de exposições fotográficas. Fiquei encantada com a berlinda, com a corda e a fé do povo paraense”, disse a fotógrafa.

“Quando retornei para São Paulo, percebi que tinha um grupo bem diferente e uniformizado. Decidi que no ano seguinte, meu trabalho ia se concentrar na Guarda de Nazaré”, completou.

Soraya não esconde que a cada ano, aprende sempre algo diferente e apesar da distância, já se sente uma paraense. “Próximo do Círio vejo as fotos dos anos anteriores e procuro fazer um trabalho melhor. Me transformei na paulista mais paraense deste país”.

A fótografa já se prepara para participar de mais um Círio. “Não participo de toda a preparação, mas nas minhas orações diárias peço a proteção de todos os envolvidos e tento viver em São Paulo, o Círio todo dia”, revela Soraya.

CONFIRA AS IMAGENS DA FOTÓGRAFA SOBRE O CÍRIO DE NAZARÉ

(Diego Beckman/DOL) 

MAIS ACESSADAS