Fiéis que participam da procissão do Círio 2017 cortaram a corda atrelada a Berlinda por volta das 9h deste domingo (8). O corte adiantado foi feito quando a Berlinda estava a poucos metros da cruva para a avenida Nazaré, reta final da romaria.

A corda foi cortada em dois pontos, no entorno da estação 5, que já estava na avenida Nazaré, entre as travessas Benjamim Constat e Dr. Moraes. No trecho, a disputa por um pedaço da corda causou um pequeno tumulto na procissão. Diversos romeiros forma vistos portando facas para tentar cortar um pedaço de lembrança. Uma equipe da Polícia Militar chegou a ser acionada e utilizou spray de pimenta para dispersar a confusão.

Alguns fiéis iniciaram uma confusão na disputa por um pedaço da corda. (Foto: Clayton Matos/Diário do Pará)

"Não sou a favor do corte da corta antes do ponto certo, mas quando ocorre, é inevitável a gente não tentar conseguir um pedaço", afirmou Alex Mastro, que há 12 anos participa da romaria na Corda. "É a expressão máxima da nossa fé por Maria, e conseguir voltar para casa com um pedaço da corda é um sentimento de dever cumprido, promessa paga".

A diretoria realizou uma campanha pedindo para que fiéis não cortassem a corda antes do desatrelamento da Berlinda, já no final da procissão. Segundo a organização, a corda é uma tradição importante da romaria, ajuda no andamento da procissão e o corte, muitas vezes feito por fiéis usando facas, coloca em risco a segurança dos romeiros.

(DOL)

MAIS ACESSADAS