plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
TRÂNSITO

Apesar de celebrado em casa, Círio terá pontos de interdições; confira onde!

Órgãos de segurança definiram o esquema para o próximo fim de semana, cujo objetivo é o de evitar aglomerações e novos casos de contaminação

Imagem ilustrativa da notícia Apesar de celebrado em casa, Círio terá pontos de interdições;
confira onde! camera Planejamento operacional foi apresentado durante coletiva de imprensa na manhã de ontem | Bruno Cecim/Agência Pará

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) apresentou na manhã de ontem (06), durante coletiva de imprensa realizada na sede do órgão, o esquema de segurança para a maior festa religiosa do Brasil, o Círio de Nazaré. Com mais de 200 anos de tradição a programação oficial do festejo precisou passar por mudanças devido a pandemia da Covid-19. A “Operação Círio 2020” elaborada pelos órgãos de segurança estaduais e municipais, também vão acompanhar as modificações neste ano atípico, entre os dias 10 e 11 de outubro.

Com o atual cenário, o coronel Alexandre Mascarenhas, da Secretaria Adjunta de Operações da Segup, lembrou que a principal recomendação é que os devotos possam manter a integridade da saúde, vivenciando todas as emoções que o Círio proporciona ficando em casa. “O nosso foco hoje do sistema de segurança pública é dar cumprimento ao decreto vigente para controlar a proliferação da Covid-19, e evitar que as pessoas se aglomerem nos pontos de grande significado religioso”, disse.

Para evitar essa maior movimentação de pessoas, e do trânsito próximo à Basílica Santuário de Nazaré, equipes da Polícia Militar, Guarda Municipal, militares das Forças Armadas e também da Guarda da Santa, estarão atuando no isolamento que será montado em torno do Complexo Arquitetônico de Nazaré (CAN) e na Catedral Metropolitana de Belém (Sé). “Em todo entorno desses locais vamos estar com o policiamento reforçado, inclusive com cobertura aérea para que, em caso de identificação de pontos de aglomerações na via pública, o sistema possa intervir”, destacou Mascarenhas.

Mesmo com as romarias oficiais e a grande procissão do domingo suspensas, o sistema de segurança estará presente para atender as mais variadas demandas que possam ocorrer, lembra o diretor de Polícia Metropolitana, delegado Daniel Castro. “Nós temos todo o conhecimento e preparo com esse planejamento operacional em cima das possibilidades de infrações penais. E para isso o sistema está apto com suas unidades reforçadas e com o policiamento ostensivo pronto para agir nessas situações que possam acontecer”, afirma.

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) estarão atuando em conjunto nos trechos interditados para o trânsito de veículos. “Todos esses trechos definidos pela Segup ficarão interditados e só serão abertos a partir do momento que terminar toda a programação, desde a missa na Igreja da Sé, até o deslocamento da imagem peregrina à Basílica, na avenida Nazaré”, ressaltou o diretor de trânsito da Semob, Marcos Chagas.

O representante da Semob lembra ainda que o órgão já está realizando a entrega do “Trânsito Livre”, um passe destinado exclusivamente a moradores e profissionais que trabalham em estabelecimentos localizados nos perímetros de interdição. “Os moradores que estejam dentro dessas áreas de atuação do sistema, ou pessoas que trabalham nesses espaços, podem se dirigir até a sede do órgão para fazer o credenciamento”, disse. A Semob informa que o passe é uma forma de facilitar a entrada. Quem não tiver terá que apresentar um comprovante de residência para ter o acesso, porém estará sujeito à avaliação dos agentes.

As ações de segurança também vão estar presentes nos rios. A partir das 7h da manhã do sábado (10), equipes do Grupamento Fluvial (Gflu), Companhia de Policiamento Fluvial (CIPFlu), da Capitania dos Portos e do Corpo de Bombeiros, estarão fiscalizando os portos de Belém e Icoaraci, com o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas, orientando e prevenindo sobre acidentes ou crimes que possam vir a comprometer a segurança da navegação. A ação permanecerá até às 12h do domingo (11).

HELICÓPTERO

O Grupamento Aéreo Segurança Pública (Graesp) vinculado à Segup, terá também uma grande participação na programação do Círio deste ano. As duas aeronaves vão deixar o papel de ostensividade e policial para fazer o traslado da imagem peregrina, sobrevoando os principais hospitais, além de unidades de saúde e postos de atendimento à pacientes com a Covid-19 presentes na capital paraense.

SERVIÇO

PONTOS DE INTERDIÇÃO

Local 1: Colégio Gentil Bittencourt

Horário: A partir de 14h de Sábado (10)

Trechos: Av. Nazaré com Generalíssimo Deodoro; Magalhães Barata até em frente à Delegacia-Geral.

Local 2: Praça Santuário

Horário: 14h sábado (10) às 12h domingo (11)

Trechos: Av. Nazaré com a Rua Dom Alberto Ramos (ao lado da Basílica); Tv. 14 de março com a Rua Dom Alberto Ramos; Rua Dom Alberto Ramos com a Av. Generalíssimo Deodoro e Av. Gentil Bittencourt.

Local 3: Igreja da Sé

Horário: 22h sábado (10) às 10h domingo (11)

Trechos: Rua Padre Champagnat com Praça Dom Pedro I; Rua Ladeira do Castelo com Rua Siqueira Mendes; Rua Siqueira Mendes com Rua Padre Champagnat; Rua Dr. Assis com Tv. Félix Roque; Tv. Félix Roque com Rua Dr. Malcher.

CREDENCIAMENTO “TRÂNSITO LIVRE”

Local: Semob

End: It Center (Av. Senador Lemos, 3153, 2° andar – Sacramenta)

Horário: Até sexta-feira (09), das 9h às 15h.

Documentos necessários: Comprovante de residência atualizado; Documento Original com foto e documento do veículo que receberá o passe.

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias