plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
SÍMBOLO

Corda do Círio chega a Belém e será dividida entre igrejas

As 96 igrejas que integram a Arquidiocese de Belém receberão pedaços da corda

Imagem ilustrativa da notícia Corda do Círio chega a Belém e será dividida entre igrejas camera Em 2021, continuarão suspensas as tradicionais procissões, nas quais os romeiros puxam a corda da berlinda | Sancha Luna

A corda passou a fazer parte do Círio de Nazaré em 1885, quando uma enchente da Baía do Guajará alagou a região do Ver-o-Peso até a Igreja das Mercês, enquanto a procissão passava. A berlinda com a imagem da santa, que então era puxada por cavalos, ficou atolada. Os animais foram desatrelados e um comerciante local emprestou uma corda para que os fiéis puxassem a berlinda. Desde então, o equipamento foi incorporado às romarias e, hoje, é considerado um elo entre Maria e os devotos. Durante as procissões, pedaços da corda são disputados pelos romeiros.

Conheça o cartaz oficial do Círio de Nazaré 2021

A arquidiocese de Belém recebeu, nesta quinta-feira (16), a corda do Círio 2021. Produzida em Santa Catarina, pela empresa Itacorda, a corda do Círio é feita em cisal e foi dividida em duas partes, cada uma com 400 metros de comprimento.

Devido à pandemia, as principais procissões da festividade não serão realizadas da forma tradicional neste Círio.

No dia 5 de outubro, haverá missa na Basílica de Nazaré e, durante a celebração, as 96 igrejas que compõem a Arquidiocese de Belém vão receber pedaços da corda para que possam expor o material aos fiéis, já que a corda não será usada para puxar a berlinda. A Diretoria da Festa deve definir os locais de exposição do símbolo.

Corda do Círio chega a Belém e será dividida entre igrejas
📷 |
patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias