plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CÍRIO

Basílica: lugar para os cheios de fé e gratidão

Vindos dos mais diferentes lugares de dentro e fora do Estado, devotos têm na Basílica Santuário de Nazaré um local para fazer suas orações, pedir bênção e, sobretudo, agradecer pelas graças alcançadas

Imagem ilustrativa da notícia Basílica:
lugar para os cheios de fé e gratidão camera Erika veio de Manaus agradecer à Nossa Senhora de Nazaré | Wagner Santana/Diário do Pará

Com o Círio se aproximando se intensificam os agradecimentos e renovação dos pedidos à Nossa Senhora de Nazaré, e muitos devotos aproveitam para demonstrar sua relação de fé com a santa, seja para ir à Basílica Santuário de Nazaré para orar, amarrar as fitinhas nas grades da Praça Santuário ou registrar o momento através de fotos no entorno da igreja. Vindos dos distritos de Belém, de outros municípios do Pará ou de outros Estados, cada um busca sua conexão com Nossa Senhora.

Moradora de Manaus, a autônoma Erika Cristiane, 25 anos, chegou a Belém com o filho Erick, de 4 anos, no último dia 17, e aproveitou para ir até a Basílica agradecer a Nossa Senhora por algumas bênçãos e registrar o momento em fotos. Esta não é a primeira vez que visitam a cidade. Com algumas fitinhas em mãos ela amarrou-as nas grades da Praça Santuário em oração e agradecimento. Ela conta que a relação com a santa é muito intensa e que já foi atendida em vários pedidos. “Ela sempre me protege, me abençoa e todas as vezes que venho a Belém visito a imagem na igreja. Uma das minhas grandes vontades é um dia poder acompanhar o Círio de Nazaré, pois o que costumo ir é no de Santarém”. Ainda segundo ela, o filho adorou visitar a Basílica e as cores das fitinhas coloridas que comprou para ele.

De Imperatriz, no Maranhão, a aposentada Célia Costa, 65 anos, não deixou faltar no roteiro de viagem a visita à imagem de Nossa Senhora. “Vim visitá-la, mesmo que tenha sido rápido. Já conhecia a Basílica antes e é um local que volto sempre quando estou em Belém. Sempre venho aqui para rezar e agradecer”, contou, destacando que é católica e já fez questão de acompanhar o Círio. “Senti uma emoção inexplicável. Algo que até hoje não consigo descrever. Só quem tem muita fé na mãezinha sabe como é”.

Célia sempre visita a Basílica quando vem a Belém
📷 Célia sempre visita a Basílica quando vem a Belém |Wagner Santana/Diário do Pará

Sempre que surge uma oportunidade, a administradora Josy Lima, 48 anos, está na Basílica. Mesmo morando em Icoaraci, quando vai ao centro de Belém, tenta visitar a santinha para agradecer. “Estamos vivendo um momento em que é necessário agradecer pela saúde e pela família. Vim para agradecer também pela minha filha que este mês começou um emprego novo e pedir um direcionamento, pois quero mudar de área de trabalho e sei que Nossa Senhora vai me dar uma direção”, relatou. Há algum tempo, a administradora tentou abrir um negócio próprio, mas infelizmente não deu certo. “Só que eu não me arrependo. Me arrependeria se não tivesse nem tentado. Estou seguindo adiante e sei que boas oportunidades virão”, contou confiante.

A devoção da Josy, no entanto, vai além das idas ao santuário. Há aproximadamente cinco anos, ela faz parte de um grupo de mais de 300 fiéis que fazem o trajeto de Icoaraci até a Basílica a pé, sempre às sextas-feiras ou aos sábados que antecedem o Círio. “Geralmente saímos por volta das 17h por causa do sol e como o percurso é longo chegamos quase 1h da manhã. No primeiro ano eu quase desisti, mas olhava as outras devotas e elas me davam forças para continuar. Nos outros anos já fui mais preparada. Percorremos a Augusto Montenegro todinha e a Almirante Barroso e sei que o grupo já faz essa caminhada há mais de vinte anos e sai da Igreja de Nossa Senhora das Graças”. Para ela, este é mais um encontro com Nossa Senhora e uma renovação de fé. “Sou devota a ela e a tudo o que já me proporcionou, principalmente neste momento tão difícil. É algo muito emocionante”.

Apesar de sempre demonstrar sua fé e devoção por Nossa Senhora de Nazaré, Josy conta que um dos momentos em que mais recorda com carinho foi quando estava perto da Basílica e a imagem peregrina havia acabado de chegar de uma visitação. “Eu vi o carro passando e saí correndo para perto da garagem da igreja. Foi uma emoção tão grande que chorei descontroladamente, pois nunca tinha chegado tão perto dela”.

“É uma bênção vir e agradecer”

De Juruti, no Baixo Amazonas, para Belém, o casal de aposentados Luis Carlos Souza, 75 anos, e Luiza Souza, 73, aproveitou a presença na capital para ficar mais próximo da imagem de Nossa Senhora. Visitando a Basílica com a filha Amanda, de 47 anos, e moradora de Manaus, eles registravam o momento em fotos e oração. Neste período, entre setembro e outubro, o casal sempre vem realizar exames médicos de rotina. “Além de serem devotos, costumamos dizer que unimos o útil ao agradável porque os exames deles são feitos nesse período. Chegamos no sábado (18) e vamos ficar até próximo do dia 26 de outubro, ou seja, ainda iremos aproveitar várias programações do Círio”, contou Amanda.

Para a família de Luis Carlos, Luíza e Amanda é tempo de agradecer
📷 Para a família de Luis Carlos, Luíza e Amanda é tempo de agradecer |Wagner Santana/Diário do Pará

Para a Luiza, cada visita é um momento único para agradecer. “Viemos visitar a imagem de Nossa Senhora e agradecer por esse momento mais próximo com ela. Para mim é uma bênção estar aqui, pois tive Covid-19 e graças a Deus me recuperei. Sei que Nossa Senhora me ajudou bastante e a minha fé me trouxe de volta, então só tenho a agradecer”, declarou. As visitas, para Luis, são encaradas como uma oportunidade que muitos não poderão ter mais. “Estava até emocionado por estar aqui mais uma vez, porque nem todo mundo terá essa oportunidade neste momento difícil que estamos vivendo. São tantas pessoas doentes e para mim é uma bênção vir e agradecer a Nossa Senhora”.

Basílica:
lugar para os cheios de fé e gratidão
📷 |
patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias