plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
PROGRAMAÇÃO

Manto será apresentado nesta quinta

A cerimônia de apresentação do manto que vestirá a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ocorrerá após a missa das 18h, na Basílica Santuário. Momento é sempre aguardado com grande expectativa

Imagem ilustrativa da notícia Manto será apresentado nesta quinta camera O manto precisa ornamentado de acordo com as cores, adereços e desenhos, do tema do Círio. | Irene Almeida

A apresentação do manto que vai vestir a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, nesta quinta-feira (07), é um dos eventos mais aguardados pelos fiéis dentro da programação do Círio de Nazaré. Este ano, a coordenação da Diretoria da Festa de Nazaré convidou a artista plástica, empresária e bacharel em moda, Lorena Chady, e a estilista Kátia Novelino para assinarem o projeto do manto.

O tema deste Círio é “O Evangelho da Família na Casa de Maria” e Lorena Chady afirma que o processo criativo do projeto teve por objetivo fazer com que o manto remetesse ao sentimento de esperança. “Este ano, mais uma vez teremos um Círio diferenciado, sem a procissão, já que ainda estamos em meio à pandemia. Então, a minha intenção com o projeto era que ele despertasse otimismo nos fiéis e também para que o manto trouxesse aquela sensação de refúgio, como se fosse um ninho que oferece abrigo, conforto para quem precisa. Assim como é a casa dos paraenses”.

Essa foi a primeira vez que Lorena foi convidada para desenhar o projeto do manto do Círio. O convite foi feito pelo Diretor Coordenador da DFN, Albano Martins, juntamente com sua esposa, Paula Martins. “Foi uma surpresa muito grande. Nem nos meus maiores sonhos imaginei que seria chamada. Quando recebi o convite, primeiro veio aquele susto, mas logo depois me senti muito honrada. O processo criativo ocorreu com muita sensibilidade e fluiu super bem. Logo no início me reuni com a diretoria, que me passou o briefing do tema do Círio deste ano e também conversei com o arcebispo de Belém (Dom Alberto Taveira Corrêa) que me deu as suas próprias considerações. Então, eu digo que o trabalho todo foi feito de forma coletiva”, detalhou.

Kátia Novelino é responsável por vestir a imagem desde 2018 e relata que a recepção do público tem sido muito positiva desde o início. “A primeira vez foi uma emoção muito grande. Jamais poderia imaginar que um dia teria a chance de vestir a santa. Nos anos seguintes, a surpresa deu lugar a outro sentimento, pois é uma emoção muito linda quando a santa vem até a sua casa para fazer a prova de roupa”.

Kátia adianta que a peça terá muito volume e brilho. “Eu sempre procuro trabalhar com muito brilho e volume. Como a santa sai para vários lugares durante a programação nazarena e em vários momentos do dia, um cuidado que eu sempre tenho é de observar como o manto vai se comportar com a luz natural do dia e também durante a noite, quando há muitos refletores ligados em direção a ela”, revelou.

Símbolo é bastante aguardado pelos devotos

A cerimônia de apresentação do manto ocorrerá logo após a missa das 18h, na Basílica Santuário. O manto que a imagem peregrina usa nas procissões do Círio é um dos símbolos mais aguardados pelos fiéis, e seguirá vestindo a imagem peregrina até as vésperas do Círio 2022.

Embora sejam muitos os registros históricos sobre o manto, sua confecção e as tradições que o envolve, isso em nada diminui a ansiedade com que os devotos aguardam a sua apresentação, ávidos por conhecer seus detalhes, seu desenho e o resultado final de todo o processo de confecção.

Manto será apresentado nesta quinta
📷 |

Os responsáveis pelo manto, estilista e designer, são sempre escolhidos pelo casal coordenador da Festa de Nazaré. O Diretor Coordenador, Albano Martins, e sua esposa, Ana Paula Martins, e o arcebispo Dom Alberto Taveira, foram os únicos a acompanhar o processo de criação, sempre restrito e sigiloso, a fim de preservar a tradição. Vale salientar que os recursos financeiros necessários advêm sempre da doação voluntária e anônima de um casal devoto de Nossa Senhora de Nazaré.

A apresentação do manto é um momento tão aguardado pelos fiéis que a Diretoria da Festa de Nazaré não poderia deixar de realizar este ano, mesmo sem as procissões. Os devotos poderão acompanhar ao vivo pela TV Círio (YouTube), YouTube da Basílica Santuário e TV Nazaré.

O manto não tem apenas a atribuição de cobrir a imagem da santa. Várias exigências precisam ser cumpridas, como a sua ornamentação, que precisa estar de acordo com o tema do Círio de cada ano, assim como as cores, os adereços e os desenhos, que precisam passar uma mensagem ao público.

Albano e Paula Martins, casal Coordenador do Círio 2021, relatam a alegria e tranquilidade com as escolhas feitas. “Esperamos que o manto agrade os devotos de Maria, pois é pensando nisso que a Diretoria do Círio trabalha o ano inteiro planejando, organizando e executando o Círio de Nazaré”, afirma o casal.

História

A tradição do manto foi mantida desde que o caboclo Plácido encontrou a imagem da santa às margens do igarapé Murucutu. Ao sair nas procissões, o manto da Virgem de Nazaré seguia um formato retangular e, nos anos seguintes, foi confeccionado pela Irmã Alexandra, da Congregação Filhas de Sant’Ana, que confeccionava os mantos com material doado por promesseiros, até sua morte em 1973. A missão foi assumida pela ex-aluna da escola e sua ajudante na tarefa de bordar as peças, Esther Paes França, que chegou a confeccionar 19 mantos.

Manto será apresentado nesta quinta
📷 |
patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias