plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
DESCIDA DO GLÓRIA E ESQUADRILHA

Veja a programação do Círio de Nazaré neste sábado (9)

Tradicional Descida do Glória e apresentação dos membros da Esquadrilha da Fumaça marcam celebrações

Imagem ilustrativa da notícia Veja a programação do Círio de Nazaré neste sábado (9) camera Reprodução

Como ocorre tradicionalmente desde 1992, neste sábado (09), a partir das 11h30, acontecerá a cerimônia da descida do Glória, em que a Imagem Original encontrada por Plácido desce do seu Altar-mor para ficar mais próxima dos fiéis.

Tradicionalmente, a Descida do Glória é realizada após a chegada da procissão da motorromaria, mas, por mais este ano, com o cancelamento das procissões, a descida será feita após missa.

A programação é composta de: um Terço Meditado, às 9h, com a comunidade Zaccariana; pregação com Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, às 10h30 em preparação para a Descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré do Glória; e, em seguida, a descida, na Basílica Santuário, que estará aberta ao público, com apresentação musical do Padre Francisco Cavalcante, presidente da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), pároco de Nazaré e reitor da Basílica Santuário.

A Imagem será retirada do Altar-mor pelo diretor Thiago Menezes.

ESQUADRILHA DA FUMAÇA

Ainda neste sábado (9), haverá uma programa especial realizada pela Esquadrilha da Fumaça no céu de Belém.

A programação oficial da Fumaça no Círio 2021 terá início às 16h. As aeronaves sairão da Base Aérea de Belém e farão sobrevoos pela cidade, tendo como ponto principal a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. O destaque será para uma mensagem especial que a Esquadrilha escreverá sobre a igreja e que poderá ser vista de vários pontos da capital.

Já neste domingo (10), a partir das 7h30, estão programadas outras passagens das aeronaves em alguns pontos como a Igreja da Sé, o Complexo do Ver-o-Peso e a Estação das Docas, entre outros. Os horários das passagens da Esquadrilha da Fumaça foram escolhidos para marcar o início da Trasladação e do Círio que, como no ano de 2020, novamente não acontecerão devido à pandemia.

As homenagens da Esquadrilha da Fumaça no Círio 2021 fazem parte das comemorações dos 80 anos do Comando Aéreo Norte – I COMAR, a ser celebrado no dia 25 deste mês. “Esta é a primeira vez que a FAB prestará uma homenagem dessa magnitude, por ocasião do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Em nome de todo os militares da Guarnição de Aeronáutica de Belém, agradeço a confiança e fé depositadas na Força Aérea Brasileira durante as missões que sempre levaram cidadania, desenvolvimento, integração e esperança ao povo da região amazônica ao longo destas décadas”, declarou o Comandante do Comando Aéreo Norte, Major-Brigadeiro Medeiros.

MISSA DA TRASLADAÇÃO

Às 18h, a tradicional Missa da Trasladação, no colégio Gentil Bittencourt, não será aberta ao público. A celebração terá transmissão ao vivo pela TV Nazaré e no canal do YouTube e na página do Facebook da Basílica Santuário de Nazaré.

A Trasladação, segunda maior romaria do Círio de Nazaré, que leva a Imagem Peregrina do Colégio Gentil Bittencourt até a Catedral de Belém, segue fora da programação do Círio em 2021, por conta da pandemia.

LIVE DE DECORAÇÃO DA BERLINDA

Pelo segundo ano consecutivo, a decoração da berlinda será feita ao vivo e com transmissão pelos veículos oficiais do Círio 2021, a partir das 19h30.

Durante o evento, com cerca de duas horas, a decoração será feita pelo designer floral Paulo Morelli. Na ocasião também ocorrerá a live musical das cantoras Adriana Arydes, de São Paulo, e a paraense Carol Ferreira, além de algumas entrevistas e surpresas.

As rosas utilizadas na decoração vêm de Holambra, em São Paulo, e as orquídeas são de um orquidário de Castanhal, pertencente a José Torres. As folhagens serão fornecidas pela floricultura Yamanaka e por Natalino Corrêa, produtor agrícola de Mosqueiro. Entre hastes de flores e folhagens serão utilizadas cerca de 12.000 peças.

Após o domingo do Círio, a Berlinda ficará em exposição na Praça Santuário, junto com a Imagem Peregrina em seu novo manto, de 8 às 22h. “Ela ficará sob um toldo de proteção a fim de preservar tanto o carro como as flores”, esclarece Cláudia.

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias