Os fiéis aguardam com expectativa o Círio de Nazaré e a espera pela participação inclui um dos atos mais tradicionais que antecedem a maior festa religiosa do país: a caminhada que começa em Castanhal, município que fica 70 km de Belém, e termina na Basílica Santuário de Nazaré.
Romeiros têm grande expectativa para a tradicional caminhada de Castanhal até Belém na semana que antecede o segundo domingo de outubro. A programação volta ao formato tradicional após dois anos suspensa por causa da pandemia de covid-19. Os preparativos para a romaria a pé já foram iniciados.
De acordo com Nazareno Abraçado, organizador do evento, as reuniões começaram em julho e ninguém esconde a ansiedade para o grupo voltar a caminhar pela rodovia BR-316, em uma caminhada que dura pouco mais de 24 horas. A estimativa para este ano é de mil romeiros.
Casa de Plácido recebe doações para os romeiros
“Da mesma forma que estou ansioso, todos os romeiros estão sonhando com que o dia da romaria possa chegar. É uma expectativa para todos nós”, afirma.
Aos 43 anos, Nazareno revela que, mesmo sem a tradicional caminhada, obteve graças por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré. “Estou a 34 anos caminhando. Há dois anos me operei do pâncreas e seis meses atrás da cabeça. Devo muito a ela e vou continuar fazendo essa romaria a Nossa Senhora", completa.
A programação envolve a troca do manto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, com saída da romaria as 7h30 da manhã do dia 5 de outubro na Praça Matriz de São José, com previsão de chegada no dia 6, as 9h da manhã na Basílica de Nazaré.
HISTÓRIA
Criada no inicio da década de 80, a Romaria Castanhal-Belém começou com um grupo pequeno de romeiros que vinha a pé da cidade Modelo até a Basílica de Nazaré. A distância é de 78 km/h, com quase um dia inteiro de caminhada. Atualmente, outros devotos de outras cidades paraenses fazem o mesmo na semana do Círio, seja a pé ou de bicicleta.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar