Todos os anos, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré apresenta uma peça de destaque e que envolve muito mais do que a beleza da Santinha.
O manto que veste a imagem na programação oficial do Círio é um segredo que dura meses até a quinta-feira que antecede a grande procissão do segundo domingo de outubro.
A peça tem vários significados e teve sua origem na década de 1950 quando as irmãs Filhas de Sant’Ana, responsável pelo Colégio Gentil Bittencourt criaram a peça para Nossa Senhora de Nazaré.
Veja o oitavo vídeo sobre o Círio de Nazaré da RBATV
Em alguns anos, a imagem chegou a vestir dois mantos. Ultimamente, a tradição é de apenas um único manto. Nos últimos anos, a peça foi inspirada no tema da festividade, com destaque a símbolos como a Basílica, a Hóstia Consagrada e também ao arcebispo de Belém, dom Vicente Zico, falecido em 2015.
O evento de apresentação do novo manto costuma lotar a Basílica Santuário, onde fiéis ficam do lado de fora para ver de perto a peça que vestirá a “Santinha”, no Círio. É um evento que antes era fechado, mas agora é aberto ao público.
Diário do Pará encartou o primeiro pôster:
Na edição deste domingo (2), o jornal DIÁRIO DO PARÁ presenteia os leitores com um pôster do Círio de Nazaré 2022 inteiramente grátis, com um QR Code apresentando detalhes da Festa de Fé do povo paraense.
VEJA AQUI O PÔSTER QUE ESTARÁ NO DIÁRIO:
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar