plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 29°
cotação atual R$


home
CÍRIO 2022

Vídeo: Manto de Nossa Senhora de Nazaré é apresentado

O manto que vestirá a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi desenhado pela ilustradora Aline Folha e confeccionado pela estilista Stela Rocha, que iniciaram os trabalhos ainda em março.

Imagem ilustrativa da notícia Vídeo: Manto de Nossa Senhora de Nazaré é apresentado camera Manto oficial de Nossa Senhora de Nazaré para o Círio 2022. | Soraya Montanheiro

O Círio de Nazaré é considerado o natal dos Paraenses. Muitos devotos esperam ansiosos por essa época do ano, para agradecer graças alcançadas, renovar a fé e pedir bênçãos a padroeira.

Na noite desta quinta-feira (06), o manto que vestirá a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nos eventos da 230ª edição do Círio foi apresentado aos fiéis, na Basílica Santuário.

Romeiros são acolhidos na Casa de Plácido em Belém

Com o tema do círio 2022 “Maria Mãe Mestra”, a Imagem Peregrina foi vestida com seu novo Manto de Rosa Mística, que procura apresentar a singeleza de Nossa Senhora Mãe e Mestra. O mante, que tem cores suaves, mostra a ternura de Nossa Senhora, representada pela Rosa Mística e pelo Lírio Mimoso.

VEJA O VÍDEO:

Traslado para Ananindeua e Marituba leva emoção para as ruas

Na parte posterior do Manto, o símbolo central é a Rosa Mística contornada por doze estrelas, que nos lembram os doze Apóstolos do Cordeiro expressando a figura feminina mostrada pelo autor do Apocalipse. A mesma Rosa se desdobra em pétalas de amor e presença, como Maria, chamada Rosa Mística na Ladainha a ela dedicada. Assim entendemos a multiplicidade de títulos e expressões de carinho com que Maria é invocada na Igreja. É Mãe da Igreja que cuida como uma rosa de ternura e carinho, mas também que nos ensina a superar os espinhos que a vida oferece, pois sabemos que na vida cristã não há espinhos sem rosas.

Vídeo: Manto de Nossa Senhora de Nazaré é apresentado
📷 |Divulgação

Este ano o manto foi desenhado pela ilustradora Aline Folha e confeccionado pela estilista Stela Rocha, que iniciaram os trabalhos ainda em março. Os responsáveis pelo manto, estilista e designer, são sempre escolhidos pelo casal coordenador da Festa de Nazaré. O Diretor Coordenador, Antônio Salame, e sua esposa, Silvia Salame, e o Arcebispo Dom Alberto Taveira, foram os únicos a acompanhar o processo de criação, sempre restrito e sigiloso, a fim de preservar a tradição.

Aline Folha desenha desde criança, e mesmo fazendo uma graduação em Direito, foi o caminho da moda e das artes que a conquistou. Em 2011 começou a trabalhar como ilustradora. Depois seguiu como professora em cursos de moda e nas oficinas do Curro Velho. Hoje Aline administra seu próprio ateliê, onde trabalha com aquarela sob encomenda e produtos de papelaria e decoração, além de organizar workshops e cursos voltados para o ensino de aquarela.

Manto oficial de Nossa Senhora de Nazaré para o Círio 2022.
📷 Manto oficial de Nossa Senhora de Nazaré para o Círio 2022. |Soraya Montanheiro

Aline já desenhou o manto em outros dois anos, 2016 e 2017, além da ilustração do cartaz do Círio 2018. “Confesso que, como das outras vezes, sempre dá um frio na barriga, uma espécie de medo que vem junto com a felicidade, mas o convite veio num momento muito especial para mim, pois estou grávida do meu primeiro filho, depois de anos de tentativas, e veio exatamente num momento em que fiquei em paz e entreguei tudo nas mãos de Nossa Senhora de Nazaré”, conta Aline.

Ela afirma que para este processo precisa estudar o tema, ler muito a respeito, buscando imagens de inspiração. “Quando percebi que me faltavam elementos para construir a metáfora do que eu queria apresentar, fiz uma visita à Basílica Santuário, e procurei entender o significado de vários elementos ali representados. Após esta pesquisa e visita entendi que o meu desenho para este manto teria o momento da Anunciação como inspiração. O processo de criação deste manto foi bem intenso e precisou ser rápido, mas também simples”, explica Aline sobre os momentos de criação.

Já Stela Rocha recebeu o convite para confeccionar o manto de Nossa Senhora de Nazaré pela terceira vez. Ela já trabalhou no manto em 2014 e 2015. “Foi uma grande emoção e uma honra maior ainda. A inspiração para a escolha das cores e do material do manto foi baseada no tema do Círio 2022, ‘Maria, Mãe e Mestra’, e em toda a minha fé. Costurar sempre foi muito mais do que só uma atividade profissional, foi uma forma de interagir com as pessoas”, conta Stela.

Ela começou a costurar aos 16 anos, e aos 18 anos fez seu próprio vestido de noiva e todo o enxoval do seu casamento. “Profissionalmente comecei aos 25 anos, e desde então nunca mais parei, me especializando em vestidos de noiva, debutantes e demais roupas de festa”, finaliza.

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias