Um dos mais tradicionais colégios da capital paraense, o Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP), recebe os últimos ajustes para a 1ª edição do “Janelas de Nazaré”. O espaço de aprendizagem é o cenário ideal para um grandioso espetáculo de cores, luzes e sons, que será apresentado neste sábado e domingo (8 e 9), respectivamente, durante as procissões da Trasladação e do Círio.
A iniciativa é uma homenagem do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para celebrar uma das maiores festividades católicas do Ocidente, o Círio de Nazaré. Com o tema “Maria, Mãe Educadora”, a programação tem o intuito de reforçar valores importantes para a sociedade, como o amor, a esperança, a fé, a união e o respeito.
A montagem de toda estrutura segue em ritmo acelerado e, ao todo, mais de 3 toneladas de equipamentos sonoros e de iluminação cênica estão sendo utilizados. Além disso, cerca de 100 profissionais trabalham para que toda a apresentação ocorra dentro do esperado. Por se tratar de uma edificação com mais de 150 anos, os cuidados durante a preparação do espetáculo precisam ser redobrados.
Tecnologia - Aproveitando os traços do estilo neoclássico inglês e art nouveau francês, presentes no prédio histórico desde a sua fundação, em 1871, serão projetados na fachada imagens e frases que retratam a procissão. A técnica visual, chamada de vídeo mapping, consiste em projetar imagens sobre superfícies reais para criar efeitos e animações impactantes.
Situado estrategicamente na confluência das avenidas Presidente Vargas, Nazaré e Serzedelo Corrêa, o IEEP vai proporcionar um grande espetáculo de fé com o projeto "Janelas de Nazaré". A iniciativa é inédita e pretende emocionar o público. De acordo com a Seduc, a partir deste ano, a programação artística será incorporada ao calendário de eventos da instituição.
Programação - Cerca de 100 estudantes da Escola Estadual Preventório Santa Terezinha vão ocupar as janelas superiores da instituição de ensino durante a Trasladação para a Sé. Já no Círio, mais de 100 alunos, professores e demais profissionais da educação se juntam para formar um grande coral de vozes que vai saudar a passagem da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em direção à Basílica Santuário.
O repertório musical fará um passeio por clássicos marianos, como “Vós Sois o Lírio Mimoso”, “Nossa Senhora da Berlinda”, “Virgem de Nazaré”, “Círio Outra Vez”, entre outros. A condução dos alunos está por conta do regente assistente da Banda Sinfônica Lauro Sodré e preparador do coral da Escola Estadual Preventório Santa Terezinha, Gabriel Silva, que não esconde o orgulho e a satisfação em acompanhar os alunos nesta belíssima homenagem à Rainha da Amazônia.
“São dois anos sem a procissão do Círio, todos estavam ansiosos, muito eufóricos para esse momento e, para mim, é uma sensação prazerosa estar à frente dessas crianças que são muito talentosas e fruto da escola pública. Sem dúvidas, foi muito legal e divertido trabalhar com elas, fizemos um bom trabalho que milhares de pessoas poderão prestigiar e a palavra que define bem tudo isso é gratidão, pela oportunidade de fazer essa atividade ao lado de crianças brilhantes e, obviamente, por estarmos participando da programação do Círio”, ressaltou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar