plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Círio será declarado patrimônio da humanidade

A noite desta terça-feira (07) jamais será esquecida. A cerimônia de abertura oficial do Círio de Nazaré marcará também a entrega do título de Patrimônio da Humanidade à festividade religiosa. Com a presença da Presidente do Instituto Patrimônio Históric

A noite desta terça-feira (07) jamais será esquecida. A cerimônia de abertura oficial do Círio de Nazaré marcará também a entrega do título de Patrimônio da Humanidade à festividade religiosa.

Com a presença da Presidente do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema de Sousa Machado, e da Oficial de Projeto do Setor de Cultura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Isabel de Paula, o Círio de Nazaré receberá, representado pelo arcebispo da Arquidiocese de Belém, Dom Alberto Taveira, a consagração da festividade como patrimônio da humanidade.

Realizado no Pará há mais de dois séculos, o Círio recebe, em média, duas milhões de pessoas no dia principal da procissão, todo segundo domingo de outubro. Tal devoção e poder aglutinador são tão marcantes que chamaram a atenção da Unesco, a qual aprovou, no dia 04 de dezembro de 2013, a inclusão do Círio de Nazaré na Lista Representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade.

Agora, ao lado do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, da Arte Kusiwa- Pintura Corporal e do Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife, o Círio figura como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Sua inscrição na lista da Unesco contribui para dar visibilidade aos patrimônios culturais imateriais do mundo inteiro. A festividade religiosa também foi o primeiro bem cultural paraense inscrito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Livro de Registro das Celebrações Como Patrimônio Cultural do Brasil.

Serviço

Cerimônia de entrega do título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ao Círio de Nazaré

Data: Terça-feira (07), 19h

Local: Casa de Plácido na Basílica Santuário de Nazaré

(DOL, com informações da assessoria)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias