Diário Online
Edição do dia
Edição do dia
Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo
29°
cotação atual R$
Círio

Círio será declarado patrimônio da humanidade

terça-feira, 07/10/2014, 12:04 - Atualizado em 07/10/2014, 17:51 - Autor:

Google News

A noite desta terça-feira (07) jamais será esquecida. A cerimônia de abertura oficial do Círio de Nazaré marcará também a entrega do título de Patrimônio da Humanidade à festividade religiosa.


Com a presença da Presidente do Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema de Sousa Machado, e da Oficial de Projeto do Setor de Cultura da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Isabel de Paula, o Círio de Nazaré receberá, representado pelo arcebispo da Arquidiocese de Belém, Dom Alberto Taveira, a consagração da festividade como patrimônio da humanidade.


Realizado no Pará há mais de dois séculos, o Círio recebe, em média, duas milhões de pessoas no dia principal da procissão, todo segundo domingo de outubro. Tal devoção e poder aglutinador são tão marcantes que chamaram a atenção da Unesco, a qual aprovou, no dia 04 de dezembro de 2013, a inclusão do Círio de Nazaré na Lista Representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade.


Agora, ao lado do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, da Arte Kusiwa- Pintura Corporal e do Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife, o Círio figura como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Sua inscrição na lista da Unesco contribui para dar visibilidade aos patrimônios culturais imateriais do mundo inteiro. A festividade religiosa também foi o primeiro bem cultural paraense inscrito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Livro de Registro das Celebrações Como Patrimônio Cultural do Brasil.


Serviço


Cerimônia de entrega do título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ao Círio de Nazaré


Data: Terça-feira (07), 19h


Local: Casa de Plácido na Basílica Santuário de Nazaré


(DOL, com informações da assessoria)

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)
MAISACESSADAS