Somente em 2020, pelo menos 4.900 vagas de estágio já estão garantidas para estudantes no Pará. Somente no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/PA), serão ofertadas 1.900 oportunidades destinadas para pessoas matriculadas e estudando no ensino médio regular, técnico e superior. Além disso, atualmente o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/PA) está com 16 vagas de estágio disponíveis para estudantes de diversas áreas, desde o ensino médio até o superior. Para todo o ano, o IEL estima a abertura de mais de 3 mil novasvagas de estágio.

Giuliano Pinto, gerente regional do CIEE/PA, afirma que as vagas a serem ofertadas no mercado paraense ao longo dos próximos meses se tratam de contratos que foram encerrados dia 31 de dezembro de 2019, em empresas privadas (cerca de 700) e órgãos públicos em todo o Estado. “Essas vagas seguem a Lei de Estágio (11.788), onde as empresas podem estar contratando estudantes do ensino médio regular, médio técnico e superior de todas as áreas”.

As instituições que contratam estagiários são isentas de encargos sociais, trabalhistas e vínculos empregatícios. “O estágio é um aliado na formação de talento para a empresa e para o estudante é uma oportunidade de melhorar a empregabilidade dele. O programa de estágio não deixa de ser um programa social”, detalha Giuliano.

O estagiário deve atuar de 4h a 6h, de segunda à sexta-feira, recebe uma bolsa-auxílio – valor determinado pela empresa, pois a legislação não determina o mínimo e o máximo -, e o auxílio-transporte. Ele pode passar até 2 anos na empresa antes de concluir o curso. E para que o estudante esteja na condição de estagiário, precisa ter, no mínimo 16 anos, estar matriculado e estudando.

Foi em uma dessas oportunidades que o estudante do ensino médio regular, Thiago Vilhena, 19 anos, conseguiu um estágio de auxiliar de escritório em uma grande empresa de distribuição de gás de cozinha. Ele estagia há 5 meses e já tem perspectivas para o futuro. “Quero fazer faculdade de gestão empresarial. Estou gostando muito da área. E foi simples conseguir a vaga: me inscrevi, até que ligaram para o meu pai para que eu participasse da seleção e, consegui”, conta.

PREPARAÇÃO

Para se candidatar ao estágio, a psicóloga do IEL/PA, Aline Barros, explica que é de extrema importância a apresentação do estudante, por meio do currículo. “É o cartão de visita do aluno para a empresa. Por isso tem que estar sempre atualizado e bem escrito, sem erros de ortografia. Caso tenha, é importante citar diferenciais tais como cursos de idiomas, outras atividades e experiências profissionais ou acadêmicas”. Além disso, são necessárias as informações pessoais do aluno como o nome, telefone e e-mail; e informações acadêmicas, com o nome do curso e da instituição de ensino, horário em que estuda, tempo de curso (qual o semestre ou módulo).

Ela afirma que o estágio também é importante para o aluno ingressar no mercado de trabalho, além de agregar conhecimento e testar se o curso que escolheu realmente é o que ele se identifica. “Possibilita ao aluno que ele possa conhecer as vivências da profissão que escolheu. O estágio tem cumprido de forma eficiente o papel de elo entre o mundo acadêmico e o profissional, promovendo assim um período de aprendizado prático, técnico, social e cultural, ajudando a formar jovens mais preparados para a vida e para o mercado de trabalho”, descreve Barros

Já para as empresas, Aline afirma que contratar um estagiário representa um investimento, já que hoje, o estagiário tem um papel importante nas corporações “agregando criatividade, energia e inovação aos seus processos, atuando como um membro da equipe”. “Investir em um estagiário é uma forma de garantir para o futuro, a efetivação de um colaborador treinado, alinhado com os valores e objetivos da empresa e comprometido com os seus resultados”, avalia.

Thiago Vilhena conseguiu uma vaga como auxiliar de escritório e já cria perspectivas para o futuro Foto: Olga Leiria

MAIS ACESSADAS