plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
EMPREGOS

Fim de ano com cerca de 4 mil vagas temporárias, veja dicas de como conquistar a sua!

Estimativa é de abertura de oportunidades na Região Metropolitana de Belém, de acordo com levantamento feito pelo Dieese-PA, nos setores do comércio, indústria e serviço. Veja como garantir o seu posto!

Imagem ilustrativa da notícia Fim de ano com cerca de 4 mil vagas temporárias, veja dicas
de como conquistar a sua! camera Círio, Natal e Ano devem contratar ainda mais, prevê Dieese | Arquivo

Cerca de 4 mil vagas para contratações temporárias serão abertas até o final deste ano na Região Metropolitana de Belém, sobretudo nos setores de comércio, indústria e serviços. É o que apontou uma análise feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/Pará), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. A perspectiva é de melhora no desempenho da economia a partir do incremento de recursos, a exemplo do pagamento do 13º salário aos trabalhadores.

O estudo do Dieese mostrou ainda que, em relação ao comércio, boa parte das contratações devem ocorrer na modalidade de trabalho intermitente, quando o trabalhador é contratado para atuar por curtos períodos, por exemplo, de uma a duas semanas. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a estimativa de contratações está em torno de 5% menor este ano. Isto porque em 2019 foram abertas na RMB cerca de 4.200 vagas temporárias.

O supervisor técnico do Dieese, Roberto Sena, ressaltou que o início das contratações temporárias na região norte se diferencia das regiões sul e sudeste. Os eixos abrigam polos industriais e, por isso, necessitam de um acréscimo de mão de obra ainda no primeiro semestre do ano com o objetivo de produzir bens materiais que serão comercializados no restante do país.

“Aqui se trabalha fundamentalmente com o comércio para vender aquilo que é produzido lá fora. Até ano passado, as contratações temporárias não apresentavam queda, a economia estava voltando a aquecer, existia toda uma expectativa de melhora. Com a pandemia a economia parou, os investimentos pararam e o desemprego aumentou. Começamos a ter uma melhora entre agosto e setembro (este ano), principalmente pela construção civil”, destacou Sena.

Sena comentou ainda que a modalidade de contratação do trabalhador intermitente vem sendo praticada desde o Natal passado. “Esse ano a estimativa Dieese é um alcance de 4 mil contratações temporárias, sendo que grande parte delas será no modelo de trabalho intermitente, aquele que chama para trabalhar uma semana, 15 dias, 30 dias. Isso ocorre em função do cenário econômico”, reforçou.

CÍRIO

Um evento que reúne todos os anos em torno de 2 milhões de pessoas em Belém e que aquece a economia de forma geral, gerando emprego e renda desde ao vendedor ambulante e setores como o comércio e turismo, o Círio de Nazaré será virtual, e, com isso, a economia paraense perde um dos grandes indutores de crescimento. “Esse veto às aglomerações provocado pela pandemia alcançou o Círio, um evento que injeta R$ 1 bilhão na economia. O Círio movimenta mais de 50 mil trabalhadores, que se ocupam pela ocasião da quinzena nazarena com diversos tipos de atividades. Ou seja, esse novo formato terá impacto profundo na nossa economia”, acrescentou Roberto Sena.

FUTURO

Na avaliação do supervisor técnico do Dieese, a curto prazo, o que corresponde a um período dentro de seis meses, o crescimento econômico deve seguir no mesmo ritmo. A melhora só deve ocorrer após a chegada da vacina e vacinação em massa da população brasileira. “Essa mudança vai se dar conforme a velocidade em que tenhamos a vacina e a vacinação da população. E, com isso, a economia volte para o eixo. Acreditamos que pouca coisa vai mudar daqui a seis meses, mesmo com a vacina, porque precisamos ter o alcance necessário da vacinação”, afirmou.

DICAS PARA CONQUISTAR UMA VAGA TEMPORÁRIA

Vagas temporárias: se você está em busca de uma vaga no mercado de trabalho, a boa notícia é que, segundo estimativa do Dieese-Pará, até o final deste ano serão abertas na Região Metropolitana de Belém cerca de 4 mil vagas para contratações temporárias.

O site Vagas.com traz dicas de como conquistar uma vaga temporária. Ou seja, aquela contratação que terá início e o fim determinados previamente. O período de validade do contrato temporário não pode ultrapassar 180 dias – sejam eles consecutivos ou não. O contrato pode, no entanto, ser prorrogado por mais 90 dias.

O trabalhador temporário tem direito à remuneração equivalente a paga aos outros empregados da empresa que ocupam a mesma função, jornada de trabalho limitada a 44 horas semanais, com possibilidade de duas horas extras por dia devidamente remuneradas, seguro contra acidente de trabalho, adicional noturno (quando for o caso) e repouso semanal remunerado.

Além disso, o trabalhador irá receber o 13° salário e férias proporcionais ao tempo de trabalho, FGTS sem multa de 40%, direitos previdenciários e indenização por dispensa sem justa causa ou antes do final do contrato, que corresponde a correspondente a 1/12 do salário.

Fique atento: pesquise onde estão as oportunidades, elabore um currículo específico para a vaga almejada. No campo “objetivo”, por exemplo, mantenha todo o foco na vaga que está em questão.

A maior parte das vagas temporárias abrem no comércio, então comece a pesquisar sobre a abertura de vagas no setor.

Com o aumento de movimentação no comércio, acabam surgindo oportunidades nas áreas de alimentação e estacionamento. O setor de entregas também deve estar aquecido neste ano.

Embora seja uma ocupação temporária, encare esse trabalho como o início de uma carreira. Lembre-se que pode demonstrar o seu potencial, caso haja interesse da empresa, o trabalho temporário pode se tornar efetivo.

Ao elaborar o seu currículo direcionado à vaga que deseja conquistar, se houver no histórico profissional alguma experiência com trabalho temporário, é válido destacar essa informação. Caso contrário, esse campo deve ser bem curto. Mas lembre-se de descrever suas habilidades.

Mesmo não sendo efetivado, aproveite esse período para construir uma rede de contatos com quem conhecer e, assim, aumente as chances de conseguir um emprego.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cursos & Empregos

Leia mais notícias de Cursos & Empregos. Clique aqui!

Últimas Notícias