plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
EDUCAÇÃO

Enem: confira dicas para se dar muito bem na redação

Entre as disciplinas consideradas mais desafiadoras para os candidatos que fazem o Enem está a redação. Por isso, a professora Treicy Castro deu algumas dicas de como fazer um bom texto

Imagem ilustrativa da notícia Enem: confira dicas para se dar muito bem na redação camera A professora Treicy Castro destaca a importância de se estar bem atualizado com os principais assuntos | Wagner Santana

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado em todo o Brasil nos dias 21 e 28 de novembro, nas modalidades digital e imprensa. Este ano, a edição terá a participação de mais de 3 milhões de candidatos que pleiteiam uma vaga em instituições de ensino superior de todo o Brasil.

As notas obtidas no Enem servem tanto para tentar ingressar em uma universidade pública, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), como também participar de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, os resultados também são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos de universidades particulares e servem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Entre as disciplinas consideradas mais desafiadoras para os candidatos está a redação, já que a pontuação obtida é determinante para alcançar um resultado satisfatório. Por isso, a professora Treicy Castro, do curso de redação Entrelinhas, deu algumas dicas de como fazer um bom texto e alcançar uma boa nota.

Treicy já dá aulas há cerca de nove anos em escolas públicas e privadas e observou que o nervosismo é um dos principais entraves que os alunos encaram às vésperas do exame. “Os últimos meses são de bastante ansiedade, mas eu sempre digo aos meus alunos que, além do ato de estudar em si, o cuidado com a saúde mental também é importante. Então, eu oriento que os estudos devem estar inseridos na rotina para que a atividade não se torne exaustiva e maçante”, disse.

Outra dica dada por Treicy é a importância de se estar bem atualizado com os principais assuntos. “Muita gente fica na expectativa de tentar adivinhar qual será o tema da redação, mas eu acho que não é bem por aí. Claro que ter noção do tema que será abordado seria sempre muito bom. No exame do ano passado, por exemplo, o tema trabalhado foi sobre saúde mental, e tínhamos conversado exatamente sobre isso algumas semanas antes, já que o assunto estava sendo bastante debatido. Mas o importante é se preparar para escrever sobre qualquer tema, estar atento à norma padrão, que seria uma linguagem mais culta, aprimorar seu repertório sociocultural, sua argumentação crítica, a coesão e a coerência textual”, disse.

Mas engana-se quem pensa que apenas os livros didáticos podem ser utilizados para aumentar seus conhecimentos e ajudar a conquistar uma nota alta no Enem. Treicy destaca que momentos de lazer, além de importantes para aliviar a ansiedade, podem muito bem servir de instrumentos para aumentar seu repertório. “Um livro ou uma série do momento que gostamos de assistir, por mais que sejam produzidos com o intuito de gerar entretenimento, aumentam nossa bagagem cultural e podemos muito bem aproveitar a ocasião para refletir sobre as problemáticas que as obras abordam e desenvolver nosso senso crítico”, observou.

Dicas para fazer uma boa redação no Enem

- Construir uma rotina de estudos de qualidade, sem ser necessariamente exaustiva

- Ter um tempo de descanso adequado

- Cuidar da saúde física e mental

- Produzir, pelo menos, dois textos por semana, com temas diferentes

- Ouvir o feedback dado pelos professores

- Estar antenado com os principais assuntos da atualidade

- Acreditar em si mesmo, manter a calma e o pensamento positivo

FONTE:Treicy Castro

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Cursos & Empregos

Leia mais notícias de Cursos & Empregos. Clique aqui!

Últimas Notícias