O Forma Pará é desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES) e as prefeituras municipais.

A boa notícia é que foram prorrogadas as inscrições para o processo seletivo especial que irá preencher mais de 3.700 vagas de cursos superiores. As inscrições podem ser feitas no portal da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), responsável pela realização do processo, até o dia 24 de agosto, exceto para quem vai concorrer às vagas da Uepa, que terá inscrição até 30 de agosto.  

Concurso no Pará: 12 órgãos do Estado abrem vagas

Concurso TRT 8: salário de até R$ 12 mil e edital em agosto

Os novos cronogramas também apontaram novas datas para a realização das provas. O certame para quem concorre às vagas da Ufra, Ufopa e Unifesspa será no dia 11 de setembro. Os candidatos às vagas da Uepa realizam a prova no dia 18 de setembro.

As vagas são ofertadas pelo programa Forma Pará, por meio da Universidade do Estado do Pará (Uepa); da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em um total de 74 municípios paraenses.

Confira os cursos e municípios:

Uepa: Biomedicina em Ananindeua, Cametá e Soure; Engenharia Ambiental em Aveiro, Igarapé-Miri e Nova Esperança do Piriá; Engenharia de Alimentos em Itaituba e São Caetano de Odivelas; Engenharia de Produção em Afuá e Medicilândia; Engenharia de Software em Concórdia do Pará, Curionópolis, Paragominas e Primavera; Engenharia Florestal em Curuá e Senador José Porfírio; Fisioterapia em Breves e São Geraldo do Araguaia; Gastronomia em Santarém; Ciências Biológicas em Vigia de Nazaré; Ciências Naturais em Brasil Novo; Educação Física em Capitão Poço, São Francisco do Pará  e Terra Santa; Geografia em Jacareacanga e Santa Luzia do Pará; História em Altamira e Brejo Grande do Araguaia; Letras (Inglês) em Castanhal e Santa Bárbara do Pará; Letras (Português) em Chaves, Monte Alegre, Nova Timboteua e Santarém Novo; Matemática em Anajás; Pedagogia em Maracanã; Saúde Coletiva em Capanema e São João da Ponta; e Terapia Ocupacional em Marabá.

Ufra: Agronomia (Floresta do Araguaia, Sapucaia, Tomé-açu, Dom Eliseu e Abel Figueiredo); Enfermagem (Magalhães Barata e Inhangapi), Medicina Veterinária (Parauapebas), Ciências Contábeis (Anapu e Bujaru), Administração (São Domingos do Capim, Mãe do Rio e Aurora do Pará), Sistemas de Informação (Santa Isabel, Porto de Moz e São Miguel do Guamá), Engenharia Ambiental (Marapanim), Engenharia de Pesca (Colares), Engenharia Florestal (Quatipuru) e Letras/Português (Garrafão do Norte).

Ufopa: Licenciatura em Matemática (Faro), Engenharia Civil (Juruti), Engenharia Florestal (Mojuí dos Campos), Geografia (Oriximiná), Pedagogia (Trairão) e Ciências Biológicas (Uruará).

Unifesspa: Química (Eldorado dos Carajás), Engenharia Civil (Água Azul do Norte, Bannach, Pau D’Arco, Sapucaia e São Domingos do Araguaia), Engenharia Elétrica (Palestina do Pará), História (Floresta do Araguaia), Pedagogia (Peixe-Boi, Placas e São João do Araguaia) e Arquitetura (Floresta do Araguaia).

MAIS ACESSADAS